Gerety Awards ganha repercussão com propósito de apoiar diversidade
O júri é composto 100% por mulheres criativas: 16 no total
A começar pelo próprio nome – uma homenagem a Frances Gerety, redatora que em 1948 cunhou o slogan A Diamond is forever –, o Prêmio Gerety Awards tem como principal proposta apoiar a diversidade. A nova premiação internacional – criada por Joe Brooks e Lucía Ongay, respectivamente ex-sales director e global press manager do Epica Awards – teve uma repercussão imediata. No Brasil, o impacto maior certamente foi o fato de o júri escolhido pela organização ser composto 100% por mulheres criativas: 16 no total. São nomes como Ana Castelo Branco, diretora de criação da WMcCann; Laura Florence, diretora-executiva de criação da Havas Health & You e fundadora do More Grls; Renata Leão, diretora de criação da J. Walter Thompson; Marilu Rodrigues, diretora de criação da Africa; e Patrícia Weiss, do Asas.br.com.
A ideia é fazer diferente e mudar o que ainda pode ser considerado normal no mercado. Indagada sobre o motivo de formar um júri só com criativas, Lucía respondeu: “Depois de anos visitando prêmios e eventos do setor, achamos que era necessário mudar o que era considerado normal. O fato de termos 100% de criativas femininas não é algo que mencionamos em nosso site ou em nossas comunicações, mas desde que você perguntou, se nosso júri parece diferente, essa é a razão pela qual estamos fazendo isso. Queremos mudar o que é percebido como normal na indústria da publicidade. Sabemos que havia algo similar organizado no Chile há alguns anos. Como o júri do prêmio de publicidade nacional de lá era composto apenas por homens, as mulheres decidiram fazer o próprio prêmio com 100% de criativas femininas em seu júri, chamado La Festival”.
Os criadores Lucía Ongay e Joe Brooks: “Ideia é ser uma plataforma global de talentos e apoiar iniciativas que promovam a diversidade”
A executiva esclarece que o prêmio não vai julgar somente peças com viés voltado para a diversidade, mas terá diversidade no júri. “Não se trata realmente de julgar a diversidade, mas de ter diversidade em nosso júri. As campanhas que nossos jurados julgarão são as mesmas que são apresentadas em outros prêmios, mas, à medida que os tempos estão mudando, nosso approach à criatividade também deve mudar. Nosso júri redefinirá o que é tradicionalmente percebido como ‘normal’ para a indústria da publicidade”, completa Lucía.
“A criação do Gerety Awards tem como objetivo servir como uma plataforma global de talentos e apoiar iniciativas que promovam a diversidade nas indústrias criativas. Ele reconhecerá talentos globais, mentores e aliados dentro da publicidade”, reforça ela.
A ideia do Gerety Awards está totalmente alinhada com a constatação de que a publicidade mundial passa por um momento de redefinição. “No momento em que a indústria da publicidade está tentando se redefinir, os prêmios também precisam redefinir o seu papel. Essa é a filosofia por trás do Gerety Awards”.
Como nos prêmios em geral, o trabalho será julgado pela execução criativa e originalidade da ideia. Segundo o regulamento, os vencedores serão determinados com base nas pontuações obtidas em todos os níveis, independentemente do produto anunciado ou do meio apresentado. “Isso garante que apenas o melhor trabalho receba um Gerety”, ressalta. Serão dez sessões do júri executivo em diferentes cidades para definir os finalistas: Amsterdã, Sydney, Nova York, Mumbai, Líbano, Londres, Paris, Hamburgo, Estocolmo e São Paulo. As inscrições do Gerety Awards estão abertas até o dia 1º de abril e os vencedores serão anunciados em julho. “Neste primeiro ano, não haverá cerimônia. Nós planejamos fazer uma festa para celebrar os vencedores pré-selecionados, mas o local ainda não foi confirmado”, explica Lucía.