O publicitário Luiz Lara, presidente da Lew’LaraTBWA,  é o novo presidente da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade). Ele terá mandato de dois anos e vai substituir Dalton Pastore, que esteve no cargo por seis anos. O ritual do escrutínio foi realizado nesta quarta-feira (29), mas como candidato único e de consenso, Lara já era confirmado para o comando da entidade até 2011. Além da presidência nacional, os capítulos regionais da Abap em todo o País também elegeram novos dirigentes.

O tom da gestão de Lara será de continuidade, afinal ele foi vice-presidente e um dos principais colaboradores nos três mandatos de Dalton Pastore. Na verdade, como presidente do recém criado Conselho Consultivo, cujos membros são Roberto Justus (Y&R), Roberto Duailibi (DPZ), Alexandre Gama (Neogama/BBH), Cid Alvarez (NBS), Eduardo Fischer (Fischer América + Fala!), Sérgio Amado (Ogilvy), Nizan Guanaes (Africa) e Julio Ribeiro (Talent) , Pastore terá presença ativa na Abap. Lara pretende enfatizar cinco pontos: liberdade de expressão comercial, defesa intransigente do modelo brasileiro de negócios de publicidade, sustentabilidade, valorização da publicidade e suas ferramentas como instrumento do crescimento econômico e, finalmente, defesa do branding da indústria da comunicação de marketing.

Lara assume imediatamente suas funções na entidade, mas o ritual de posse será no dia 26 de maio durante almoço comerativo pelos 60 anos de fundação da Abap, evento que já conta com adesão de de 700 pessoas. No dia 27 acontece o 1º Fórum da Indústria da Comunicação, que dá continuidade ao IV Congresso Brasileiro de Publicidade, que será presidido por Dalton Pastore com participação de 35 entidades entre as quais a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), Conar (Conselho Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária), Cenp (Conselho Nacional nas Normas-Padrão) e Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda).

“O Dalton Pastore teve uma atuação exemplar na Abap. Minha ideia é prosseguir a pauta e reforçá-la, afinal fui seu vice-presidente nos  dois últimos mandatos do Dalton e sua parceria será essencial na minha gestão. Na área de liderdade de expressão comercial vamos defender os deveres da comunicação tendo no Conar o grande instrumento da garantia dos parâmetros, especialmente nos conteúdos da publicidade de bebidas, medicamentos e para crianças. A preservação do modelo brasileiro de negócios de publicidade com base no sistema que envolve planejamento, criação, atendimento e mídia é outra luta. Somos contrários aos bureaus e empresas de mídia no País. O Anexo 4 do Cenp dá respaldo ao modelo, porém vamos enfatizar sua defesa no Tribunal de Contas da União e lutar pela aprovação do projeto de lei 3.305, do deputado José Eduardo Cardoso (PT/SP). Outro ponto é a sustentabilidade, meio ambiente e consumo responsável. Os anunciantes e suas agências têm que estar conscientes sobre esse papel. Em parceria com o Instituto Akatu, queremos estimular o consumo responsável. Uma outra frente é a valorização da publicidade como instrumento para alavancar negócios com projetos como o “Comunicar e Crescer”, coordenado pelo Stalimir Vieira, e a série de eventos de varejo “Super 2009, sob a liderança do Dalton Pastore, que começam em Ribeirão Preto na semana que vem. Finalmente, uma ação de posicionamento de branding da publicidade usando a própria publicidade como ferramenta desse trabalho”, argumentou Lara.

O novo presidente da Abap também informa que no primeiro semestre de 2010 será realizada a 7ª edição Ebap (Encontro Brasileiro das Agências de Publicidade) na cidade do Rio de Janeiro. O evento terá a coordenação de Clovis Speroni, presidente do capítulo local e sócio da Agência 3. Para comemorar os 60 anos da Abap uma exposição será realizada parea mostrar a evolução dessa indústria no País.

Abap Nacional/ Diretoria Executiva Nacional

Presidente: Luiz Lara (Lew’LaraTBWA Publicidade)

Vice Presidente: Armando José Strozenberg (Euro RSCG Contemporânea)

 Vice Presidente: João Roberto Vieira da Costa (Nova S/B Comunicação)

 Vice Presidente: Antônio João Carlos Florio D’Alessandro (DCS Net)

 Diretores Nomeados

Otto de Barros Vidal Júnior (PPR- Profissionais de Publicidade Reunidos)

Hiram Silva Souza (Exclam Propaganda)

Antônio Fadiga (Fischer América Comunicação)

Severino C. Queiroz Filho (Ampla Comunicação)

 

Capítulo Alagoas

Presidente: Patrícia Brandão Lavenère Machado (Artecetera Comunicação Integrada)

Diretores

Aloisio Alves Souza (Chama Publicidade)

 Ramatis Haywanon da Costa ( Six Propaganda )

 

Capítulo Amazonas

Presidente: Edson Gil Costa (Oana Publicidade)

Diretores

Alberto Castelo Branco ( Saga Publicidade)

Geraldo Hilton Ribeiro (Tape Publicidade)

 

Capítulo Bahia

Presidente: Renato Ângelo Pereira Tourinho (Única Comunicação)

Diretores

Moacir Maciel Júnior (Idéia 3 Comunicação)

Clóvis Eugênio Lessa de Lima (SLA Propaganda)

 

Capítulo Ceará

Presidente: Francisco Gualbernei Alves de Andrade (Verve Comunicação)

Diretores

Eliziane Virgolino Alencar Colares (Advance Comunicação)

Ana Celina Irulegui Bueno (Acesso Comunicação)

 

Capítulo Espírito Santo

Presidente: José Adilson Lourenço (Artcom Comunicação)

Diretores

Luiz Fernando Manhães da Silva (Prisma Propaganda)

Silvely Christina Guaitolini Breciani (A4 Publicidade e Marketing)

 

Capítulo Goiás

Presidente: Wilson Rodrigues de Sousa (DMW Propaganda)

Diretores

Marco Antônio de Pádua Siqueira (Agência Multiface de Propaganda)

 Romero da Fonseca Gonçalves (Identidade Comunicação)

 

 Capítulo Maranhão

 Presidente: Melchiades Rodrigues da Costa Neto (AG10 Propaganda)

Diretores

Felipe de Souza Ladeira (Quadrante Design)

Paulo Henrique Memoria Mendonça (712 Propaganda)

 

Capítulo Minas Gerais

Presidente: Roberto Hilton da Silva (JMM Propaganda)

Diretores

 Adriana Machado (Tom Comunicação)

 Alexandre Mendes (Dezoito Comunicação) 

 

Capítulo Pará

Presidente: Armando Augusto Ponte Souza Chady (CA Comunicação)

Diretores

Pedro Cruz Galvão de Lima (Galvão Propaganda)

Célio Pessoa Sales Filho (DC3 Comunicação)

 

Capítulo Paraíba

Presidente: Luiz Carlos Lucas Sales (9 Idéia Comunicação)

Diretores

Maximiliano Leal Marques Neves (Máxima Três Comunicação)

Jurandir Pinteiro de Miranda (Mix Com Agência de Propaganda)

 

Capítulo Pernambuco

Presidente: Edison Celso Martins (Mart Pet Comunicação)

Diretores

Giovanni Di Carli ( Gruponove Comunicação)

Ana Cristina Queiroz (Ampla Comunicação)

 

Capítulo Paraíba

Presidente: Ciro Cesar Zadra (CCZ Comunicação)

Diretores

Rodrigo Havro Dionisio Rodrigues (Opus Multipla Comunicação)

Cláudio Loureiro Santos (Heads Propaganda)

 

Capítulo Rio Janeiro

Presidente: Clóvis Speroni (Agência 3 Comunicação)

Diretores

Gustavo Carvalho de Oliveira (Giovanni + Draft FCB)

Ronaldo Rangel de Carvalho (DPZ Propaganda) 

 

Capítulo Rio Grande do Sul

Presidente: Airton José da Rocha (Martins e Andrade)

Diretores

João Satt Filho (Competence Comunicação)

Miguel Angelo de Luca (Escala Comunicação)  

 

Capítulo Santa Catarina

Presidente: Rosa Senra Estrella (Fórmula Comunicação)

Diretores

Christiane Hufenüssler (CMC Comunicação)

Daniel Carlos Andrade Araújo (D’Araújo Comunicação)

 por Paulo Macedo