GfK divulga estudo sobre entretenimento

 

A consultoria GfK divulgou nesta quarta-feira (24) dados sobre a importância do entretenimento em ano de Copa do Mundo. Entre os dados apresentados está que o crescimento do segmento foi impulsionado pelos brinquedos. De janeiro a julho deste ano, o setor gerou um faturamento de R$ 5,7 bilhões, sendo que os produtos com foco infanto-juvenil trouxeram R$ 4 bilhões, o que representou um aumento de 10%, em relação ao mesmo período do ano passado. O melhor desempenho do setor aconteceu nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Os produtos licenciados também aumentaram de importância.

Outro dado do estudo é que a venda de games cresceu 17% impulsionado pela nova geração, mas ainda com grande reflexo da geração anterior. No Brasil, dois em cada 10 games vendidos são sobre futebol. Houve um crescimento também na venda de jogos para consoles. De acordo com Oliver Romerscheidt, diretor da unidade de negócios da GfK, os números mostram que o Brasil está na contramão de outros países que vem apresentando queda neste setor.

Já o mercado de vídeos teve uma queda de 13%, mesmo com o crescimento do blue-ray, o mercado não conseguiu se estabilizar. As animações, por sua vez, tiveram a melhor performance. O mercado de livros também cresceu e o segmento infanto-juvenil quase empatou com as obras estrangeiras. Este ano, o futebol teve impacto direto na venda de livros, principalmente, nos setores de turismo, lazer e gastronomia.