GfK troca diretor-geral e garante entrega de audiência de TV

Alê Oliveira

Ricardo Monteiro

O mercado publicitário nem bem absorveu a entrada da GfK no país e a empresa alemã já fez mudanças no comando. Ricardo Monteiro deixa a direção-geral e passa a ser consultor da divisão de Medição de Audiência & Insights. De acordo com a GfK, a saída de Monteiro do cargo  de diretor-geral já estava prevista, uma vez que o projeto entra em uma nova fase com foco comercial.  Será nomeado um sucessor orientado para a comercialização do novo serviço. 

A empresa alemã lançou no mês passado o painel de TV da GfK.  Os números, no entanto, ainda não foram abertos ao mercado. Segundo a empresa, os clientes já receberam o primeiro relatório.

 Stefan Raum, head global de Medição de Audiência da GfK, continuará dando suporte à equipe local e supervisionará a busca pelo sucessor de Ricardo Monteiro.  “Somos muito gratos ao Ricardo Monteiro por sua enorme contribuição na montagem e lançamento do nosso painel de medição de audiência de TV”, afirma Stefan Raum. “O lançamento do painel, no início de outubro, foi um marco global para a GfK e o novo diretor-geral guiará a empresa em sua nova fase com foco comercial. Estamos felizes porque Ricardo Monteiro continuará conosco como consultor .”

O painel de audiência de TV da GfK, de 6.000 domicílios, foi montado com base em levantamento socioeconômico feito no Brasil com essa finalidade (67 mil entrevistas), com a representatividade de todas as faixas de público. Essa é a primeira vez que uma empresa entra no mercado para concorrer com o Ibope na medição de audiência da TV.