Gibi alerta sobre resistência antimicrobiana e automedicação
Ação é uma parceria entre a Sandoz e o projeto Leiturinha
A farmacêutica Sandoz lançou uma revista infantil sobre resistência antimicrobiana produzida pelo projeto Leiturinha, o maior programa de assinaturas de livros infantis do Brasil.
O gibi conta a história de super-heróis de uma cidade fictícia que protegem a população da ameaça das superbactérias, ao mesmo tempo, que informam crianças e familiares sobre os perigos do uso inadequado de medicamentos, especialmente antibióticos.
A resistência antimicrobiana (RAM) é um problema de saúde global crescente e ocorre quando microrganismos se tornam resistentes aos medicamentos que normalmente agem no seu combate, os antibióticos, criando superbactérias e causando um grave problema de saúde pública. No Brasil, desde a pandemia de 2019, os casos de infecções por RAM têm crescido, devido à sobrecarga hospitalar e ao aumento do uso indiscriminado de medicamentos antibióticos.
"Iniciativas como essa com o Leiturinha nos ajudam nessa missão, orientando a sociedade sobre as melhores práticas para evitar proliferação de superbactérias e superorganismos no geral", diz Cleber Sato, diretor médico da Sandoz.
A revista está disponível no site e em consultórios de médicos pediatras e endocrinologistas pediatras.