Acostumado a produzir ferramentas internamente como o medidor de audiência de televisão Peoplemeter, o Ibope está intensificando a terceirização de projetos seguindo o modelo de outsourcing, um dos fenômenos da globalização. A novidade é o GIM (Gestão Integrada de Mídia) software desenvolvido pela Digisystem, empresa especializada em tecnologia da informação e que atua com exclusividade para o instituto, com dados de agências, anunciantes e campanhas. O software é resultado de dois anos de trabalho, com a ajuda de duas agências de publicidade, e permite simulação automática do volume de pessoas que serão impactadas por ações de comunicação mercadológica nos canais de mídia assim como a frequência. O softaware também faz projeção de plano de mídia inteiro, fornece sugestões para a veiculação e faz checagem da audiência. Esse tipo de serviço era disponibilizado pelo Ibope apenas para ações de televisão. A Digisystem também está produzindo o projeto PYXIS, software com capacidade de identificar potencialidades de consumo de bens duráveis e não duráveis dos 5.564 municípios do País.