Gim impulsiona crescimento da Diageo no Brasil
A Diageo acaba de anunciar seus resultados globais referentes ao primeiro semestre do ano fiscal 2020, encerrado em 31 de dezembro de 2019. A companhia que é detentora de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Ypióca, Tanqueray, entre outras, apresentou um aumento de 4,2% em vendas liquidas – 7,2 bilhões de libras – devido ao crescimento orgânico. Pelo mesmo motivo, o lucro operacional aumentou 0,5%, cerca de 2,4 bilhões libras.
A região da América Latina e Caribe também apresentou crescimento. Destaque para o Brasil e a Colômbia que registraram 2% em vendas liquidas. Na região, o gim cresceu dois dígitos impulsionado pelo forte crescimento de Tanqueray no Brasil.
Na região denominada PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil), as vendas líquidas cresceram 7%. O Brasil apresentou um aumento de 7%, impulsionado pelo forte crescimento de gim e pelos benefícios de price/mix, com tendência de premiunização contínua nas categorias. As vendas líquidas em scotch cresceram 4%, lideradas pelo momento positivo de White Horse.
“O gim Tanqueray foi impulsionado no Brasil por ativações de marcas em eventos que vão de festas particulares até grandes festivais e em ocasiões de consumo no início da noite. Além disso, a cultura da coquetelaria vem se desenvolvendo no Brasil e está ligada a um novo estilo de vida do brasileiro, que começou a apreciar drinks e experimentar novas misturas e sabores, que incluem ainda coquetéis a base uísques, cachaças e vodcas”, afirma Gregório Gutierrez, presidente da Diageo para PUB.