Glass Lions ajuda a criar exemplos de mudança

Divulgação

Claudia Colaferro, presidente da Dentsu Aegis Network Latam, jurada do Glass Lions

Criado no ano passado pela organização do Festival Internacional de Criatividade, o Glass Lions tem a missão de estimular agências e anunciantes a abraçarem a causa da igualdade de gêneros. Assim como na primeira edição, quando o júri da área teve Marcello Serpa como representante brasileiro, este ano o país estará novamente na sala de jurados com Claudia Colaferro, presidente da Dentsu Aegis Network na América Latina. A executiva acredita que já estava na hora de o Cannes Lions trazer o tema para o evento. Pela primeira vez como jurada no festival, ela vê o mercado brasileiro evoluindo em relação a assuntos com apelos sociais e a crise como um obstáculo para o país se destacar nesse momento. Veja a seguir trechos da entrevista.

Atraso
Acho que a área Glass Lions demorou muito para entrar no festival. A discussão do preconceito entre os gêneros já vem sendo realizada há muito tempo e o festival demorou demais para trazer esse assunto para sua pauta. Para um evento que sempre se esforça para trazer tendências, deveria ter criado Glass há muito mais tempo.

Incentivo
Um prêmio como esse em um festival importante como Cannes ajuda ao trazer bons exemplos de como mudar. Além disso, uma iniciativa como o Glass Lions é capaz de fazer o tema da igualdade de gêneros ecoar na agenda da sociedade, indo além da nossa indústria.

Critérios
Para entrar no Cannes Lions, a causa tem de estar aliada à criatividade. O trabalho precisa ser capaz de ativar a mudança onde ele está inserido, fomentar a discussão que poderá levar ao fim do padrão preconceituoso.

Expectativa
Infelizmente o número de inscrições e delegados brasileiros no festival deve cair, devido à crise econômica. Sendo assim, com menor número de inscrições, a chance de vencer cai. Mas, mesmo assim, acredito na criatividade e no talento de nosso país, e confio, sim, que, mesmo num cenário local adverso, teremos destaque.

Brasil
O mercado brasileiro tem trazido mais assuntos sociais, como a igualdade de gêneros, e isso vem ocorrendo mais frequentemente. Admiro e acredito em trabalhos que envolvem de verdade a sociedade. Temos um exemplo dentro do grupo Dentsu que me orgulha. O dicionário Houaiss acaba de redefinir o conceito do verbete “família”. O novo texto reflete as mudanças na sociedade e foi escrito com colaboração de milhares de pessoas que participaram da campanha Todas as Famílias, criada pela NBS. Não poderei julgar este trabalho, se aparecer no júri de Glass, por ser do grupo.

Estreia
É a minha primeira vez como jurada. E estou bastante animada com a oportunidade.

Festival
Cannes Lions é o festival mais tradicional, ocorre há 63, é também o mais consistente, que busca se atualizar a cada edição. E muito importante e carrega esse paralelo com nossa indústria: a constante busca por novos formatos, antecipar tendências, discussões, se transformar.

Tendências
Quero me dedicar bastante ao Innovation Lions, que terá painéis dinâmicos e com bastante tecnologia aplicada à comunicação. Também quero aproveitar para conhecer trabalhos que tenham realidade virtual e inteligência artificial. Estou interessado em acompanhar o melhor em relação às inovações nas formas como marcas são construídas.