Global Marketer of the year: transformação digital em boa hora
Alguns CMOs rompem com o modelo tradicional de negócios e inspiram mudanças definitivas por meio de novas ações e comportamentos, precisando cada vez mais de métodos e ferramentas que analisem e criem um retrato completo e fiel da percepção da marca perante o consumidor, para que estejam cada vez mais inseridos com as tecnologias e informações atuais.
O WFA Global Marketer do ano de 2019, realizado com o The Drum (parceiro de mídia do Market of the Year do WFA), nomeou Lubomira Rochet, diretora digital da L’Oréal, como CMO global da WFA do ano de 2019, em condecoração ao seu trabalho de liderar a transformação digital da empresa. Esse reconhecimento é baseado na votação de um júri de especialistas, por meio de voto aberto e membros convidados da WFA, com cada parte representando um terço da pontuação final.
A ABA recebeu esse convite e participei desta acirrada votação, pois todos os candidatos eram líderes em suas posições, deixando claro suas ideias de mudança e do porquê mereciam estar naquela posição. Rochet foi uma das seis profissionais de marketing globais a serem selecionadas para o prêmio, em que também foram finalistas Fernando Machado, Diretor de Marketing, Burger King; Syl Saller, Diretor de Marketing e Inovação da Diageo; Cheryl Goh, vice-presidente do grupo de Marketing e CMO fundador da Grab; Richa Goswami, Diretora Sênior, Escritório de Valor de Marketing, Excelência Global em Digital e Tecnologia da J&J Consumer Health; e Marc Pritchard, Diretor de Marca da Procter & Gamble. Desses 6 executivos finalistas, 5 pertencem a empresas associadas à ABA e dessas empresas associadas, 4 estão representadas em nossa Diretoria e Conselho nesta gestão.
Rochet e os outros nomeados, demonstraram excelente liderança em três áreas principais:
- Evoluir a organização para ser mais centrada nas pessoas, mais capaz de responder às necessidades dos consumidores e formar equipes mais felizes e engajadas internamente;
- Trabalhar de maneira mais inteligente com os parceiros, sejam eles agências ou fornecedores, e garantir que toda a equipe esteja alinhada aos mesmos objetivos;
- Entregar um trabalho inspirador que realmente faz a diferença, seja cultural, social ou para os negócios.
Muito gratificante o comentário de Raja Rajamannar, presidente da WFA e diretor de Marketing & Comunicação da Mastercard, que chefiou o júri de especialistas. “Lubomira demonstrou o papel crítico que os líderes de marketing podem desempenhar na transição para o digital, permitindo à L’Oréal assumir uma posição de liderança no comércio eletrônico e equipando toda a organização de marketing com as habilidades digitais necessárias para prosperar no complexo cenário de mídia atual. Ela é uma vencedora muito digna desse importante prêmio”.
Stephan Loerke, CEO da WFA, disse: “O valor que os profissionais de marketing inteligentes agregam aos seus negócios e à sociedade é demonstrado por todos os seis de nossos fantásticos candidatos selecionados. Não é uma tarefa fácil ser um profissional de marketing global no ambiente de rápida mudança de hoje, mas aqueles que acertam, adicionam enorme valor aos resultados de suas empresas e podem inspirar ações positivas em questões que realmente importam para a sociedade.”
“Este é um reconhecimento maravilhoso do trabalho realizado por nossas equipes nos últimos 6 anos que trabalharam para transformar a L’Oréal em uma empresa digital. Como a jornada digital da L’Oréal continua em alta velocidade, o endosso de hoje nos encoraja ainda mais a habilitar nossa organização e parceiros por meio de qualificação, dados e tecnologias, com o objetivo de criar a melhor experiência de consumidor on-line e off-line, aumentar os negócios e construir a L’Oréal como uma empresa de tecnologia de beleza ”, disse Lubomira Rochet.
Parabéns, Lubomira! Continue Mobilizando o Marketing para Transformar os Negócios e a Sociedade!
*Sandra Martinelli é presidente-executiva da ABA