Empresa encerrou o segundo dia de Rio2C com um painel que contou com a presença de nomes como Manzar Feres, Luciano Huck e Ana Clara

O time de talentos e executivos da Globo fecharam o segundo dia do Rio2C com o painel "Acontece Globo: Um compromisso com o Brasil", que apresentou as novidades para os seus telespectadores a partir do segundo semestre de 2024.

Iniciado com Luciano Huck, Amauri Soares, diretor executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo e Manuel Belmar, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos, a empresa destacou os seus investimentos no audiovisual nacional, revelando que, por ano, R$ 5 bilhões são destinados para a produção de conteúdo e tecnologia.

Segundo os executivos, esse valor se dá a partir de um diálogo aberto e colaborativo com mais de 170 produtoras de diversos tamanhos e regiões do país, fazendo com que a Globo esteja sempre ligada na diversidade de histórias dos seus consumidores e compondo compromissos históricos.

“A Globo quer ser esse grande ponto de encontro dos brasileiros, a grande praça pública onde todos têm lugar e têm voz. E para isso precisam caber todos os brasis, com toda a sua diversidade, na Globo. Só para se ter uma ideia: as novelas inéditas da TV Globo têm consumo maior do que a soma das três séries mais consumidas da maior plataforma de streaming no mundo. Isso é relevância”, explicou Soares.

Em sua fala, Belmar ainda destacou que o trabalho em parceria é a chave do sucesso da Globo, revelando que são produzidas mais de 1.300 horas de conteúdo inédito por ano em mais de 200 produções. “80% de toda programação da TV Globo é de conteúdo brasileiro e 75% de todo o consumo do Globoplay é de produção nacional. Apenas no 1º trimestre de 2024, já batemos mais de 1 bilhão de horas, um crescimento de 40% em relação ao ano passado”, complementou.

Já Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, subiu ao palco para falar do papel da Globo em conectar o mercado publicitário com os criadores, destacando a força da empresa no mercado.

Manzar Feres é diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo (Carolina Vilela)

“Quando a publicidade encontra a criatividade de nossos autores e roteiristas, o resultado é muito poderoso. Nascem ideias geniais, inovadoras, que colocam as marcas de maneira muito orgânica no nosso conteúdo. Elas passam a fazer parte da conversa que os conteúdos da Globo provocam. Por isso, o mercado anunciante procura qualidade, conteúdo ético, responsável”, apontou a executiva.

Além de citar o Big Brother Brasil como um exemplo de sucesso da parceria entre a Globo e o mercado publicitário, ela também revelou que o novo reality show, "Estrela da Casa", já bateu os recordes de patrocínio e esgotou as principais cotas. Segundo ela, o programa já conta com marcas como Mercado Pago, L'Oréal, Budweiser, Perdigão e Mercado Livre.

"Nós devolvemos esse sucesso para o mercado em forma de investimentos em conteúdo. Por isso, temos um papel fundamental, que não é apenas o de produzir impacto, mas de viabilizar e impulsionar toda a produção", completou Manza.

Sobre a programação para os próximos meses, a empresa apresentou as novidades referentes aos realities, cobertura esportiva, lançamento de novelas, filmes, minisséries e programas da vertente de humor.

Em relação aos realities shows, além do "Estrela da Casa", que irá estrear no dia 13 de agosto, a Globo também contará com novas temporadas de "The Taste Brasil" e "The Masked Singer".

Esporte
Há poucos dias do início dos Jogos Olímpicos de Paris, Natália Lara falou sobre a importância de ser a primeira mulher a narrar a competição na TV Globo e Everaldo Marques usou seu espaço para destacar o compromisso da empresa com a cobertura que contará com mais de 100 comentaristas de todas as regiões do país e que, juntos, acumulam mais 27 medalhas.

No total, a TV Globo terá 200 horas de transmissão multiplataforma, totalizando 12 horas diárias. O sportv será o responsável por quatro canais de transmissão, com um deles em 4K e somando mais de mil horas de conteúdo sobre os jogos. Já o Globoplay terá mais de 40 sinais extras dos Jogos de Paris, com todas as competições ao vivo.

Além disso, eles também destacaram o futebol na Globo, que será a responsável pela Copa América, Eurocopa, Libertadores, Copa do Brasil e o Brasileirão, nas modalidades masculina e feminina.

Jornalismo
Ana Paula Araújo e Aline Midlej subiram ao palco do Global Stage para ressaltarem a importância de coberturas responsáveis e profissionais, como no caso da tragédia ambiental que atingiu o Rio Grande do Sul.

“Com o avanço da tragédia, equipes foram deslocadas do Rio, São Paulo e Brasília para apoiar a RBS (afiliada local da Globo). Mais de 100 repórteres, âncoras, editores, cinegrafistas, equipes técnicas e tecnologia”, explicou Ana Paula Araújo.

Agora para o segundo semestre, o foco jornalístico será nas eleições municipais, onde a Globo irá promover 150 debates por todo o país. Segundo Aline, serão mais de quatro mil jornalistas envolvidos na cobertura que envolve campanha, agenda dos candidatos, produção de séries e matérias especiais, entrevistas com os candidatos nos estúdios dos telejornais locais, divulgação e análise das pesquisas eleitorais.

Dramaturgia
Para os apaixonados pelas histórias, o ator Nicolas Prattes foi o responsável por revelar os títulos que chegaram na Globo, como a próxima novela das 21h, "Mania de Você", estrelada por nomes como Chay Suede, Agatha Moreira e Adriana Esteves.

“As novelas da Globo sempre tiveram o compromisso de trazer emoção e diversão e usar o seu alcance para iluminar temas importantes. Elas provocam reflexão, denunciam preconceitos, mostram o brasileiro do sul ao brasileiro do norte e vice-versa”, afirmou Prattes.

Entre as séries, os destaques foram para as originais Globoplay, como "O jogo que mudou a história", feito em parceria com a Afroreggae, "Guerreiros do Sol" e as novas temporadas de "Arcanjo Renegado", "Os Outros" e "Rensga Hits!".

O painel também apresentou trechos inéditos de dois filmes em produção pelo Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo, "A lista" e "Vítimas do dia" e o primeiro filme original Globoplay, "Vitória", produzido pela Conspiração e MyMama Entertainment, estrelado por Fernanda Montenegro.

Humor e música
Por fim, foi a vez do humorista Rafael Portugal falar sobre as produções de comédia e humor, como "Cosme e Damião Quase Santos", feito em parceria com o Porta dos Fundos, e o lançamento de "Pablo e Luisão". Em relação aos programas, ele destacou as novas temporadas de "Portugal Show", "Lady Night", "Avisa lá que eu vou", "Sobre nós dois" e a estreia de "Os Hassuns", que acompanhará a rotina de Leando Hassum e sua esposa em um motorhome nos EUA.

Já Kenya Sade foi a responsável por apresentar as novidades referente a música, como a cobertura de eventos, como Rock in Rio, Afropunk e Circuito Sertanejo, além de programas como TVZ, Prêmio Multishow e Som Brasil.