Globo apresenta âncora virtual desenvolvida in house
A Globo marca presença esta semana no IBC, evento de tecnologia, mídia e entretenimento, que acontece entre 13 e 17 de setembro. Convidada para estar na Future Zone da feira – uma área para que indústria e academia mostrem suas visões de futuro, com projetos inovadores em todas as etapas de pesquisa – a empresa levará para Amsterdã a ‘Aida: a âncora virtual’.
Para a Future Zone, o MediaTech Lab da Globo incorporou ao projeto um avatar em 3D, e deu o nome de Aida. A âncora virtual, que utiliza a tecnologia de geração automática de textos, passa agora também por processos de síntese de voz e animação, podendo apresentar diferentes tons de linguagem – coloquial ou formal – e cenários.
Durante o IBC, a Globo também apresentará um artigo a respeito de projeto já implementado no Globoplay: o uso de inteligência artificial para seleção automática de thumbnails. Com o cruzamento de algoritmos de processamento de linguagem natural e de visão computacional, já são selecionados os melhores frames para vídeos ofertados na plataforma.