Globo apresenta novo portal de relacionamento com o mercado
Eduardo Schaeffer: “decisão e eventuais mudanças de rota rápidas, baseadas nas repostas do público às peças de comunicação”
A partir desta segunda (6), anunciantes e agências de publicidade terão acesso a um novo portal de relacionamento da Globo com o mercado. O Portal de Negócios é mais um passo no movimento de integração e unificação das áreas de negócios da TV aberta e das operações digitais.
Reformulado, o espaço digital, que já funcionava como uma forma de informar novidades e oferecer oportunidades comerciais, passa a ter ferramentas para o planejamento e gerenciamento de campanhas veiculadas tanto na TV quanto nas plataformas digitais da Globo.
A Globo diz que o novo portal nasceu de conversas entre a empresa e representantes de marcas e agências para atender à demanda “por um espaço mais prático, intuitivo e dinâmico, que facilitasse não apenas o acesso a informações, mas também a operação de compra de mídia e o planejamento de campanhas de comunicação”.
“O mundo tem se movimentado cada vez mais rápido e isso exige mudanças na maneira como empresas de mídia, anunciantes e agências planejam, gerenciam e distribuem campanhas. Tomadas de decisão e eventuais mudanças de rota, baseadas nas repostas do público às peças de comunicação, precisam ser feitas de forma ágil e com facilidade e essa é uma das grandes mudanças que teremos no novo portal, fortalecendo-o como importante canal de relacionamento entre Globo e mercado publicitário”, diz Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo, que promete mais agilidade e flexibilidade para o portal.
Em termos práticos, o planejamento, reserva, compra e gerenciamento de mídia passam a ser realizados pelo GloboAds, que pode ser acessado com os mesmos dados de login do Sis.com, sistema utilizado anteriormente. Com poucos cliques, é possível ter acesso direto à consulta de inserções, valores e exibidoras Globo. A consulta de disponibilidade agora também está mais flexível, não havendo limite para pesquisa de programas e praças. Além disso, a nova experiência de compra via tela possibilita escolher os mercados, o período da campanha e os programas para montar o mapa de divulgação. Depois, basta adicionar ao carrinho de compras e acompanhar os resultados. Também foi desenvolvido um novo dashboard, onde estão concentradas informações como envio dos arquivos, quantidade de mapas, mapas pendentes de faturamento, entre outras.
Flavia Molina: “Ouvir o mercado publicitário foi fundamental para chegarmos ao novo portal”
Outras duas novas ferramentas completam o pacote de novidades. No Globo Express, é possível fazer a compra ou troca de material com prazos mais flexíveis sendo possível, por exemplo, realizar trocas no mesmo dia da exibição do comercial na TV, solicitando a alteração diretamente no site. Já o Creative Manager foi desenvolvido para ser uma forma mais simples de envio dos anúncios digitais, com a promessa de mais autonomia para agência e anunciante. As validações das especificações das peças das campanhas são realizadas automaticamente e o upload, que agora pode ser feito em lotes, fica mais fácil, segundo a Globo.
Há novidades também no conteúdo sobre as atrações da Globo, que passam a ser compartilhadas diretamente no site e com maior periodicidade, facilitando o acesso a informações sobre tramas e programas de variedades, jornalismo e esporte.
“Ouvir o mercado publicitário foi fundamental para chegarmos ao novo Portal de Negócios. Um movimento possível graças à relação de parceria e proximidade que a Globo mantem com anunciantes e agências. Estar abertos para ouvir as demandas nos fez perceber a necessidade de desenvolver um espaço único tanto para acesso a informações relevantes e atualizadas, sobre produtos e oportunidades Globo, quanto ferramentas de compra de mídia, facilitando o dia a dia de quem trabalha com o planejamento e gestão de campanhas”, afirma Flavia Molina, diretora de marketing integrado da Globo.