Globo assume nova estrutura organizacional
A Globo assume, a partir de setembro, uma nova estrutura organizacional, definindo diretrizes estratégicas de conteúdo, negócios e gestão. Apresentado pelo diretor-geral Carlos Henrique Schroder, que assumiu o cargo em janeiro – substituindo Octávio Florisbal –, o plano tem como uma de suas principais frentes o maior investimento na produção de conteúdo, no jornalismo e no entretenimento, não apenas na TV aberta, mas também em outras plataformas, como TV por assinatura e mídias digitais.
“Vivemos numa época em que tudo muda com uma velocidade cada vez maior. E toda organização que pretende sobreviver e progredir num ambiente assim precisa fazer uma profunda avaliação do modo como está operando e ter a coragem e a grandeza de se renovar”, explicou Schroder, em reunião com o grupo executivo da emissora. Com a iniciativa, a emissora pretende estimular o desenvolvimento de novos talentos e parceria, apostando também na criação de programas de sucesso.
Entre os objetivos centrais da nova estrutura estão a otimização de elementos como eficiência, criatividade, inovação e valorização dos profissionais. A nova estrutura está fundamentada em três pilares: Conteúdo, Negócios e Gestão; e, segundo Schroder, torna a empresa “mais integrada, mais dinâmica, mais preparada para enfrentar as grandes transformações do nosso tempo, da sociedade, da tecnologia, dos consumidores”.
Funções
A diretoria-geral de negócios, liderada por Willy Haas – o segundo na hierarquia da empresa e responsável também peças funções executivas de Schroder na sua ausência –, vai agrupar agora todas as áreas responsáveis pela geração de receitas em uma gestão única, passando a liderar as emissoras de Brasília, Belo Horizonte e Recife; bem como a área de negócios internacionais e de relacionamento com as afiliadas.
A diretoria-geral de planejamento e gestão, sob responsabilidade de Rossana Fontenelle, abrigará as diretorias de capital humano, com destaque para a gestão estratégica das pessoas e da cultura organizacional, financeira, de patrimônio e serviços e de tecnologia – criada a partir da fusão das áreas de engenharia e TI. Conta ainda com o apoio das diretorias de planejamento estratégico e de mídias sociais.
A área de conteúdo fica responsável por entretenimento, comunicação, jornalismo e esporte e programação e controle de qualidade. A direção de jornalismo e esporte, sob a responsabilidade de Ali Kamel, mantém o papel de acompanhar a sociedade de perto, produzindo conteúdos para a Globo, SporTV, GloboNews e internet.
Sob a direção de Manoel Martins, o entretenimento abre novas oportunidades de desenvolvimento de talentos internos e de parcerias externas ao ampliar a produção de conteúdo para a TV fechada (Globosat) e para a internet (Globo.com), buscando também aumentar a sinergia com o cinema, com a incorporação da Globo Filmes.
Valores
“Para assegurar que os princípios e valores da Globo estejam presentes de forma permanente em toda a grade de programação e em consonância com os aspectos regulatórios”, conforme destaca o comunicado da emissora, foram integradas as diretorias de programação e de análise e controle de qualidade na direção de programação e controle de qualidade, liderada por Amauri Soares. A comunicação, sob a direção de Sergio Valente, encarregada de promover os produtos da emissora e de cuidar da valorização da marca Globo, passa a responder também pelas ações da Globo Rio e da Globo São Paulo.
“A competência de cada um de nós e o trabalho consistente feito até aqui colocaram a nossa empresa na posição de liderança que nos encontramos. Mas os desafios se alteram com o tempo e é preciso nos adaptar ao que eles apontam, para podermos continuar sendo competitivos e avançar continuamente. Porque foi assim que sempre caminhamos, ao longo de quase cinquenta anos de história. A manutenção do nosso sucesso exige um constante repensar. E fizemos isso”, finalizou Schroder.