Globo aumentará publicidade social em sua grade
A Rede Globo lançou nesta quarta-feira (22) a plataforma “Globo Educação”, resultado de uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Unicef para divulgar na grade da emissora experiências bem-sucedidas na área da educação.
Durante o lançamento, feito na sede da empresa na capital paulista, José Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, Gary Stahl, representante do Unicef no Brasil, e Hugo Barreto, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, assinaram o compromisso de parceria institucional do projeto. “Queremos usar a capacidade mobilizadora da TV para estimular a conquista do conhecimento. Países com salto de desenvolvimento tiveram foco na educação”, afirmou Marinho.
A plataforma será um conjunto de ações, que inclui publicidade social, com campanhas realizadas pela emissora sobre o tema, eventualmente a cessão de espaço publicitário para campanhas de terceiros, além de mais abertura para o assunto no jornalismo da emissora e em programas de entretenimento do canal, como as novelas. “As pessoas verão o tema proliferar dentro da nossa programação”, resumiu Sérgio Valente, diretor de comunicação da CGCOM. “Faremos campanhas sobre o tema e o jornalismo será incluído. Haverá também espaço nas novelas, que estarão articuladas nesse esforço”, reforçou Barreto. Ainda não estão definidos os assuntos específicos que serão tratados na grade da emissora.
Stahl, do Unicef, explica que o papel do instituto na parceria é auxiliar o canal a encontrar boas práticas, que mereçam ser divulgadas. O Brasil possui hoje 3,7 milhões de crianças entre 4 e 17 anos fora da escola, sendo que 1,5 milhão desse grupo têm entre 14 e 17 anos. “Educação é um desafio sério. O Brasil tem que construir uma sociedade inclusiva agora. Esse é o momento, quando há dinheiro no país e crescimento econômico”, grifou Stahl.
A Globo não informou quanto irá investir no projeto. Ela também não deve articular anunciantes com a plataforma. “A Ambev tem o seu programa, o Itaú, também. Esse é um projeto da Globo para incluir o tema educação na Globo”, definiu Valente. “Já investimos milhões de dólares em campanhas sociais e não dá para dizer o quanto investiremos nessa nova ação”, disse.
A emissora já possui um núcleo também intitulado “Globo Educação”, onde estão ancorados os programas de cunho social e de conhecimento, como “Globo Ciência”, “Globo Universidade”, “Globo Ecologia” e o “Ação”. Entre seus parceiros estão a Unesco e o PNUD Brasil (Programa das Nações Unidos para o Desenvolvimento).