Globo, Band, CNN: como as emissoras estão se preparando para a cerimônia de posse
Evento acontece no próximo domingo (1º), em Brasília, a partir das 13h
No próximo domingo, 1º de janeiro de 2023, acontecerá a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em outubro, em votação no segundo turno. O evento acontece no começo da tarde, em Brasília. Mas algumas das principais emissoras darão início à transmissão a partir da manhã.
Além de apresentar o ‘Jornal Nacional’ da capital federal no sábado (31), William Bonner estará ao lado de Renata Lo Prete no dia 1º para comandar ao vivo, direto do Palácio do Planalto, a transmissão da cerimônia na TV Globo. Ainda na noite de domingo, o ‘Fantástico’, ancorado da capital federal por Poliana Abritta e Maju Coutinho, darão continuidade à cobertura.
Continuando na temática presidencial, a emissora levará ao ar a história da política brasileira nas últimas quatro décadas. ‘8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente’, formatação do documentário de mesmo nome – dirigida por Carla Camurati –, usa registros captados pela imprensa nacional e estrangeira ao longo dos anos – a série vai ao ar depois de ‘This is Us’.
Já a GloboNews ficará, no domingo, 17 horas consecutivas no ar. A partir das 7h, o noticiário será ancorado por Marcelo Cosme que, às 10h, ganha a companhia de Camila Bomfim. Às 13h, Andréia Sadi, Natuza Nery e Julia Duailibi assumem a ancoragem com a participação de Míriam Leitão, Merval Pereira, Fernando Gabeira, Ana Flor, Valdo Cruz, Octavio Guedes, Gerson Camarotti, Flávia Oliveira, Mônica Waldvogel, Mauro Paulino e Eliane Cantanhêde. Às 19h, Camila Bomfim volta ao estúdio para comandar a cobertura da recepção às delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty.
Das 20h às 22h, Natuza Nery recebe o time de comentaristas na ‘Central GloboNews’, montada no estúdio da Globo em Brasília. Em um balanço do dia, o ‘J10’ apresentado por Aline Midlej entra no ar às 22h e vai até meia-noite.
A CNN Brasil terá mais de 13 horas ao vivo de transmissão, com início programado para às 8h. O trabalho envolverá o time de repórteres, âncoras, comentaristas e analistas da CNN Brasil, a partir de pontos como a Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto e dos estúdios de Brasília.
Desde segunda-feira (26), Daniela Lima apresenta o CNN 360º diretamente de Brasília. No domingo, a apresentadora segue in loco, agora com Marcio Gomes. Juntos, os apresentadores irão trazer os detalhes da cerimônia, movimentação de novos ministros e integrantes do Congresso Nacional, registrando a presença de chefes de Estados estrangeiros, convidados e bastidores.
Das proximidades do Palácio do Planalto, Marcio Gomes acompanhará todos os movimentos e, à noite, apresentará o CNN Prime Time Especial Posse da bancada dos estúdios de Brasília.
O âncora Felipe Moura Brasil reúne comentaristas, convidados e orquestra uma rodada de debates, com análises quentes de tudo o que movimentou a capital do país. Na sequência, Wiliam Waack, ao vivo, comanda o WW Especial, ao lado de comentaristas, e aprofunda a pauta do dia com as perspectivas e expectativas deste terceiro mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Outra novidade da CNN Brasil foi o anúncio de um acordo com o Kwai para 2023. Em mais uma etapa da parceria, agora com foco na cobertura da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos seus 100 primeiros dias de governo, a CNN Brasil irá produzir conteúdo exclusivo para a rede social.
Todos os movimentos do início do terceiro mandato de Lula, a repercussão dos primeiros anúncios e outras notícias relevantes estarão disponíveis no Kwai, em formatos variados.
Band e RedeTV!
Na Band, a partir das 13h, José Luiz Datena e Eduardo Oinegue ancoram a transmissão enquanto Lana Canepa traz as informações direto de Brasília (DF). Mais tarde, às 22h30, o Canal Livre repercute o evento e debate os desafios do novo governo.
Já o BandNews TV terá equipes de reportagem nas capitais dos estados, para acompanhar a posse dos governadores, e em Brasília. Das 14h até as 21h, a cobertura será exclusiva da posse de Lula. Convidados especiais vão analisar os desafios que o próximo governo vai enfrentar e o que muda no Brasil a partir de 2023. E fechando o domingo tem o programa Canal Livre, que também vai falar sobre o novo governo.
Na RedeTV!, a partir das 13h30, os jornalistas Amanda Klein e Mauro Tagliaferri comandam a transmissão ao vivo nos estúdios da emissora, em São Paulo, enquanto a equipe de repórteres do canal estará em Brasília. Das 17h às 17h30, a RedeTV! um boletim com as principais atualizações. Já às 21h10 um programa inédito trará o balanço dos acontecimentos de todo o dia.
EBC
Com notícias em tempo real, equipes da TV Brasil, Agência Brasil e Rádio Nacional entram no ar já pela manhã, com boletins e reportagens sobre o evento. Para dar início à cobertura na TV Brasil, a partir das 10h, flashes a cada hora vão mostrar os últimos preparativos para a solenidade, além de trazer, por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), informações sobre a posse dos governadores eleitos nos estados.
Às 13h, começa o programa especial que vai acompanhar ao vivo a cerimônia no Distrito Federal. Os apresentadores Roberto Camargo, Renata Corsini e o comentarista político e professor Ricardo Caldas, da UnB (Universidade de Brasília), estarão nos estúdios da emissora pública na capital federal. Com análises, comentários e matérias especiais, a equipe vai conduzir a transmissão, que conta com a participação de repórteres em pontos estratégicos do evento.
Assim que a cerimônia começar oficialmente, por volta das 14h20, a TV Brasil passa a coordenar o pool de emissoras de TV que vai mostrar todos os detalhes da solenidade: o juramento à Constituição no Congresso Nacional, os discursos do novo Presidente da República e a posse dos novos ministros de estado no Palácio do Planalto.
A Rádio Nacional também acompanhará os principais acontecimentos de Brasília durante todo o dia. A partir das 10h, o apresentador Miguelzinho Martins comanda a cobertura jornalística da posse dos governadores, que conta com boletins em tempo real, a cada 30 minutos.
(Crédito: Daniel Costa on Unsplash)