A Rede Globo deu um grande passo em prol da viabilização e retorno de mídia para as empresas que atrelam seu nome ao esporte. Nas chamadas para transmissões do futebol nesta semana, a emissora começou a citar o “Brasileirão Petrobras”, cedendo à sua dura política de não mencionar o nome de nenhuma empresa durante as exibições esportivas — casos, por exemplo, da Red Bull Racing, mencionada nas transmissões da Fórmula 1 como RBR, e de equipes de voleibol, que geralmente herdam o nome de seus patrocinadores, mas sempre são citadas pela emissora pelo nome de suas cidades.
A Globo, que não indicou motivos pontuais para a mudança de política, posicionou-se dizendo que “é o primeiro movimento dentro de uma nova abordagem comercial da Rede Globo em relação a propriedades esportivas”, em nota creditada à Central Globo de Comunicação. Tradicionalmente, o maior grupo de comunicação da América Latina não cita os patrocinadores de nenhuma equipe ou modalidade, tanto na TV aberta quanto em seus canais por assinatura (como o SporTV) ou na internet. A política, que às vezes sofre críticas no meio do marketing esportivo, até já serviu como justificativa para a falta de investimentos no esporte, especialmente fora do futebol.
A emissora não informou se irá se abrir totalmente aos naming rights, mas a cessão em relação ao Brasileirão Petrobras já abre um precedente. No segundo semestre, a Globo transmitirá a Copa Bridgestone Sul-Americana, um dos principais torneios continentais de futebol. Ainda não há a confirmação, porém, se o nome do anunciante será mencionado como o da Petrobras no Brasileirão.