Globo convida à reflexão sobre a valorização da negritude

A potência do olhar é o grande destaque da campanha criada pela Globo para valorizar a negritude, em novo filme da plataforma Tudo Começa Pelo Respeito. A emissora reforça sua comunicação para o mês da Consciência Negra com a websérie ‘Negritudes’, produzida para ampliar a conversa e discussão sobre o tema.

Os minidocumentários, serão veiculados com exclusividade nas redes sociais da Globo. Os trabalhos começaram a ser veiculados nos últimos dias.

A campanha é estrelada por representantes de importantes movimentos sociais, como Andressa Núbia, do Gato Mídia, Helena Edir, do Redes da Maré e Katiucha Watuze, do Coletivo Pretaria, entre outros. São deles os olhos que protagonizam o filme e personificam termos como identidade, reconhecimento, pertencimento, coletividade, representatividade, beleza, orgulho e consciência. Essa é a primeira vez que campanhas da plataforma ‘Tudo Começa pelo Respeito’ são protagonizadas por pessoas comuns, uma mudança que, segundo a emissora, busca conectar e engajar ainda mais os brasileiros com a iniciativa.

Com direção de criação de Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho e criação de Monica Tommasi e Alexandre Tommasi, a campanha será veiculada, na programação da Globo, durante a semana da Consciência Negra e ficará disponível em todas as redes sociais da empresa.

“A conscientização começa com o olhar. Com o enxergar o outro, valorizar suas forças. E é para valorizar a negritude e a pluralidade do Brasil, despertar a necessidade de reconhecer como somos diversos e como isso nos faz fortes que criamos essa campanha. Contar com pessoas que atuam com esse despertar, diariamente, foi enriquecedor e fundamental para a mensagem que queremos passar”, define Mariana Sá, diretora de Criação da Globo.

“O lançamento deste filme na Semana da Consciência Negra em parceria com o UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas marca uma nova fase da plataforma ‘Tudo Começa pelo Respeito’”, comenta a diretora de responsabilidade social da Globo, Beatriz Azeredo.

Confira o filme:

Assista ao primeiro webdoc de ‘Negritudes’:

FICHA TÉCNICA:

Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá, Leandro Castilho.

Criação: Monica Tommasi e Alexandre Tommasi.

Head of art: Waldemar França.

Atendimento: Carla Sá, Daniela Farina, Flávio Carrijo

Produção Comunicação: Jaqueline Couto, Alexandre Lourenço, José Fernando

Direção: Gabriel Mattar

Direção de Fotografia: Gabriel Mattar

Produtora: Kombat Films

Produção Executiva: Paulo Ferreira

Edição: Christian Schumacher

Cor: Pedro Conforti

Maquiagem: Piu Lorenzo

Figurino: Rafael Ouvires

Trilha: Marcio Lomiranda

Finalização Áudio: Professor Pardal