Globo convida espectador a ir além das aparências em nova campanha

É de peito aberto, em uma conversa olho no olho, que trânsgêneros da vida real estrelam a nova campanha da TV Globo. A iniciativa faz parte da plataforma Tudo Começa Pelo Respeito, que engloba uma série de incentivos e conteúdos que fomentam conversas sobre temas como educação, diversidade racial, cultural, liberdade religiosa e igualdade de oportunidades e de gênero, entre outros. 

Divulgação

Symmy Larrat, presidente da ABGLT, é uma das personagens da campanha

O filme vai ao ar nesta segunda-feira (28), mesmo dia em que a personagem Ivana (Carol Duarte), da novela A Força do Querer, inicia seu processo de transição de gênero. “Tudo o que fazemos na Globo é resultado de um processo de conversa, de abertura para ouvir as pessoas. E essa relação nos fez identificar que a reflexão sobre uma questão tão atual quanto a identidade de gênero poderia contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, explica Sergio Valente, diretor de comunicação da Globo e um dos diretores de criação do filme.

A peça é estrelada por pessoas que representam a diversidade de gênero e, como a personagem da novela, ainda são vítimas do preconceito e do desrespeito gerados pela falta de informação.
As imagens do filme foram captadas nos bastidores da sessão de fotos que compõe o caderno Corpo: Artigo Indefinido, lançado pela Globo, em junho deste ano, durante um fórum aberto ao público. Mais recentemente, o assunto também ganhou destaque com a presença da Globo na Flip (Festa Literária de Paraty), em julho, numa mesa redonda formada para tratar das questões de identidade de gênero na literatura.

Na programação da emissora, o assunto já foi pauta da série especial Quem Sou Eu?, que foi exibida no Fantástico, e dos programas Globo Repórter, Profissão Repórter, Conversa com Bial e Amor & Sexo.

“Esse filme é mais uma peça dessa vontade de mobilizar as pessoas para, juntos, fazermos parte de um momento importante de reflexão. É um convite nosso para as 100 milhões de pessoas com quem conversamos diariamente a nos ajudar na construção de um mundo em que prevaleça o respeito ao próximo”, finaliza Valente.

Entre os fotografados do ensaio estão Lam Matos, Marcos Lord, Priscilla Bertucci, Symmy Larrat e Tales Faria.