Em comunicado enviado nesta quinta-feira (13), o diretor geral da TV Globo, Octávio Florisbal, anuncia a implantação de uma área de entretenimento dentro da emissora. O departamento integrará Criação, Produção, Recursos Artísticos e Controle de Qualidade tendo como diretor geral Manoel Martins que se reportará diretamente a Octávio Florisbal. O executivo destaca que a mudança no modelo de gestão faz parte do planejamento de sucessão da Direção Geral Artística, em desenvolvimento há mais de um ano, com a saída de Mário Lúcio que agora passa a assumir o cargo de diretor associado artístico.

O comunicado ainda diz que “a transferência das atividades, papéis e responsabilidades do Modelo Atual de Criação e Produção para o novo Modelo de Entretenimento, será coordenada por um Comitê de Transição, com foco de atuação no período de março a junho”.

No início desta semana, a Rede Record anunciou a criação do seu braço de entretenimento, batizado de Record Entretenimento. O negócio será responsável por atuação no mercado de criação, desenvolvimento e execução de projetos de entretenimento que atuará em várias áreas como: filmes, teatro, novas mídias e licenciamento de marca. O braço será dirigido pelo executivo João Luiz Urbaneja.