Globo lança solução para marcas criarem suas próprias campanhas
A Globo acaba de apresentar ao mercado uma ferramenta self service online para que anunciantes criem, programem e veiculem sem intermediários suas campanhas na TV aberta e afiliadas. O Aparece na Globo segue a mesma lógica do GoogleAds, oferecendo um simulador de campanhas de acordo com o budget do cliente e seus objetivos comerciais, além de dar suporte para a criação de vídeos e outros criativos para o filme.
O serviço está em fase beta, disponível para TV TEM Itapetininga, TV Gazeta Norte, TV TEM São José Do Rio Preto, RPC Guarapuava e RPC Ponta Grossa.
Com argumento voltado para pequenos e médios negócios, que talvez não considerassem a Globo em seu plano de mídia devido aos valores, a emissora parece querer quebrar essa ideia com o argumento de que não “não importa o quanto” o cliente quer investir, “a Globo diz sim”.
Para o serviço, o anunciante acessa o site Aparece na Globo onde uma ferramenta de geolocalização identifica a região do negócio e o anunciante começa a desenhar suas estratégias incluindo informações, como período da campanha, público e valor do investimento. A partir daí, a ferramenta indica a melhor programação, além de produzir o vídeo e locução do comercial. Esse serviço está disponível a partir de R$ 195.
A ferramenta também está com algumas ofertas de lançamento, como cashback de 100% do investimento da primeira campanha (valor limitado a R$ 5 mil) e ainda a produção do primeiro vídeo grátis usando um código promocional.
A plataforma pode ser uma vantagem principalmente para anunciantes em praças regionais. De acordo com o media kit da Globo, um anúncio de 30 segundos no Jornal Nacional, apenas para a praça de Taubaté (SP), operado pela TV Vanguarda, de segunda a sexta, por exemplo, custa R$ 5.657. O mesmo anúncio, se veiculado para todo o estado de São Paulo passaria a custar R$ 292.604 enquanto para todo o país R$ 847 mil. Aos fins de semana os valores são menores. O mesmo comercial no JN para Taubaté no sábado sai por R$ 4.808. A título de comparação, em Santa Maria (RS) a campanha teria valor de R$ 2.607 para comerciais de segunda a sexta 2.216 aos sábados.