A Globo divulgou um relatório com as ações sociais da empresa no ano passado. No texto de apresentação, o diretor-geral da TV Globo Octávio Florisbal destaca o papel social da TV e diz que a empresa tem tentado “ir além, com projetos sociais específicos, caracterizando um amplo portfólio de ações pioneiras, desenvolvidas com conhecimento próprio e que excedem a obrigação legal da empresa, como mandam as boas e modernas normas de responsabilidade social corporativa”.
O relatório traz os resultados de ações como o “Criança Esperança”, que arrecadou R$ 15 milhões, o “Amigos da Escola”, com 6.000 escolas cadastradas, e o “Ação Global”, com público de mais de 1,5 milhão de pessoas.
As campanhas de publicidade social também estão descritas no documento. Ao todo, foram 812 mil inserções de conteúdo social e cultural. Foram 346 mil inserções para terceiros veiculadas gratuitamente pela rede, o que corresponde a um investimento publicitário de R$ 245 milhões, e 467 mil inserções de campanhas próprias, um investimento equivalente a R$ 336 milhões.
O incentivo à leitura também fez parte das ações da emissora. No ano passado, foram produzidos 22 vinhetas que marcam o início e o fim dos intervalos, o famoso “plim-plim”, com a temática do livro.
A emissora se diz pioneira em merchandising social. Entre os temas discutidos dentro da dramaturgia da TV Globo no ano passado estão o preconceito racial, o abuso do consumo de bebidas alcoólicas e a síndrome de Down.