ZenithOptimedia destaca Globo em ranking global com os Top 30 da mídia
O domínio do Google como mídia cresceu. O gigante de buscas ampliou significativamente sua diferença em relação aos seus concorrentes mais próximos, Disney e Comcast, mostra o novo relatório da ZenithOptimedia Top Trinta Proprietários Global Media 2015. O Google é agora 136% maior do que a Disney, contra 115% do ano passado.
O relatório Top Trinta Proprietários Global Media é um ranking exclusivo que lista as maiores empresas de mídia do mundo por receitas de mídia, conforme estimativa da ZenithOptimedia.
De acordo com a ZenithOptimedia, o Google se beneficiou do aumento das vendas de smartphones e tablets, uma vez que os consumidores passaram a acessar mais a busca para comparar preços, por exemplo. Outro grande beneficiário da transição para o móvel tem sido o Facebook, em 10º lugar no ranking, apresentando o crescimento mais rápido entre os 30 maiores grupos de mídia. As receitas de mídia do Facebook cresceram 63% em relação ao ano passado.
A segunda empresa que mais cresceu foi o Baidu – equivalente ao Google na China -, que avançou 43 % em relação a 2014. Segundo a ZenithOptimedia, o crescimento do Baidu (em 14º) foi impulsionado pelo rápido desenvolvimento do mercado de publicidade na China, bem como melhorias na tecnologia de busca. O Baidu está à frente dos rivais digitais Yahoo! (18º) e Microsoft (21º).
O terceiro maior crescimento citado pelo relatório aconteceu no Brasil, com o Grupo Globo (em 17º lugar), maior grupo de mídia nacional, cujas receitas cresceram 15%. Como o Baidu, a Globo tem se beneficiado da sua presença em um mercado de publicidade emergente, porém, as recentes dificuldades econômicas do país podem limitar o crescimento a curto prazo, destaca a ZenithOptimedia.
Entre os maiores grupos de mídia do top mundial 30, há cinco deles puramente digitais: Google, Facebook, Baidu, Yahoo e Microsoft. A receita de mídia deles somadas chega a US$ 71 bilhões, o que representa 68% de todo o gasto com propaganda digital global, acima dos 67% do relatório anterior. De acordo com a ZenithOptimedia, o poder no mercado de publicidade digital está concentrado nas mãos de poucas grandes plataformas e está se tornando cada vez mais concentrada.
“O rápido crescimento da mídia digital e dos mercados de publicidade emergentes fortaleceu a posição dos donos de mídia, tais como Google, Facebook, Baidu e Globo, em detrimento dos proprietários de meios de comunicação tradicionais nos mercados desenvolvidos”, disse Jonathan Barnard, chefe de Forecasting do ZenithOptimedia.