Globo explica a nova Diretoria de Negócios Integrados em Publicidade
A Globo opera desde o mês de maio com uma nova estrutura de negócios integrados em publicidade, que consolida mudanças que vinham sendo promovidas nos últimos meses. A diretoria passa a ter duas novas áreas: Produtos & Serviços em Publicidade, sob a liderança de Sergio Maria, que tem como responsabilidade o desenvolvimento de soluções e gestão do portfólio de produtos publicitários; e Gestão de Receita, Preço & Inventário, que será comandada de maneira interina pelo próprio Maria, que tem foco na gestão de receitas e desenvolvimento de preço do portfólio integrado.
As demais áreas permanecem no organograma: Soluções em Vendas; Soluções em Conteúdo; Gestão de Negócios; Operações Comerciais; Ad Métricas e Performance e Relacionamento com o Mercado. Com o novo modelo operacional, deixaram a empresa Flavia Molina, que atuava na área de relacionamento com o mercado, e Fernando Luna, que cuidava de conteúdo para projetos especiais.
“A reestruturação é, na verdade, o encerramento de um ciclo, que consolida a unificação dos times e incorpora a nova forma de operação comercial da empresa, que anunciamos em fevereiro. É um trabalho que será inovador no sentido de criar algo novo, pautado pelo profundo entendimento dos setores, solucionando problemas e gerando valor para marcas, consumidores e também para a Globo”, afirma Eduardo Schaeffer, diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo. Um exemplo de produto que já foi desenvolvido pelo time, diz, é o Globo Max, formato que permite, em um minuto, a entrega de uma mesma campanha na TV aberta, canais por assinatura e plataformas digitais da Globo.
Schaeffer explica ainda a função da área de Soluções em Vendas, sob comando de Manzar Feres, que segue com o papel de trabalhar com uma oferta única para o mercado, integrando oportunidades comerciais na TV aberta, fechada, no streaming e no digital, além de aliar dados e especialização por setores da economia para ampliar a eficiência das estratégias de comunicação. Na área de Ads Métricas & Performance, liderada por Eduardo Perez, o foco é em combinação de métricas. “Com a reestruturação, vamos reforçar ainda mais a visão de dados para todas as plataformas. O mercado não quer mais ver só TRP, CPC, CPA etc. Quer ver essas métricas combinadas e é exatamente isso que vamos entregar. Uma visão completa do impacto de cada estratégia, cada campanha e cada peça publicitária”, explica.
Sobre a área de Relacionamento com o Mercado, Shaeffer, que comandará de forma interina o setor, fala que há uma nova estrutura com o papel de oferecer serviços de conteúdo, gerindo plataformas de informação, como o site e redes sociais de negócios da Globo, e compartilhando insights e aprendizados com o mercado. Um dos produtos desenvolvidos foi o app Globo Ads, lançado na semana passada, com o objetivo de facilitar a gestão de campanhas e o dia a dia dos profissionais do mercado. Suas features no momento são Globo Antecipa e Oportunidades. A primeira tem como objetivo facilitar o acompanhamento e gestão das campanhas, por meio de notificações customizadas. Já com a segunda, os responsáveis pelas estratégias de comunicação das marcas são notificados sobre conteúdos, na programação da TV Globo, relacionados a campanhas ou movimentos dos anunciantes.
Ainda sobre relacionamento, o executivo revela ainda que a Globo trabalha em um novo formato para o Prêmio Profissionais do Ano 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, e vai lançar a campanha para as inscrições, detalhando as novidades nas categorias e a possibilidade de inscrição de trabalhos veiculados também nos canais por assinatura da Globo.
Segundo Schaeffer, a estrutura nova é a “ideal agora” e pode continuar evoluindo para acompanhar o mercado. “Discutimos muito para chegar a esse modelo. Temos uma grande equipe e todos estão muito focados em fazer todo esse novo modelo funcionar em total conformidade com as necessidades”, encerra. Além dos setores e executivo mencionados, seguem em posições de liderança Eduardo Becker (Soluções em Conteúdo), Oscar Dardo (Operações Comerciais) e Carlos Eduardo Ventura (Gestão de Negócios).