Globo expõe seus negócios em feira de eventos e projetos

A 11.ª Feira de Eventos & projetos Regionais realizada pela Rede Globo, que ocorre desde ontem (10), no Hotel Unique, em São Paulo, tem por objetivo fazer com que o mercado publicitário – agências e anunciantes – conheçam o que existe de mais importante e significativo em termos de investimentos em cada região do País. Segundo Carmem Dantas, gerente de marketing da emissora, “a idéia é que o cliente conheça o sotaque regional, a cultura de cada região, para assim definir qual sua melhor estratégia de investimento. Sempre buscamos as coisas mais significativas de cada lugar e desenvolvemos projetos para todos os gostos e verbas. Tudo que o cliente precisa, de Norte a Sul do País, concentramos nesses dois dias”.

Este ano, o destaque do espaço fica por conta de uma apresentação sobre TV Digital, que mostra aos visitantes como funcionará o novo sistema que entra no ar na cidade de São Paulo a partir de 2 de dezembro. Um vídeo, apresentado por Zeca Camargo, traz explicações didáticas sobre o que é a TV digital e o que muda depois de sua implementação, desde a expansão do sinal até a utilização de decodificador (set top box) e interatividade com outros meios, como computador, celular, e outros.

O evento, que encerra hoje (11), traz projetos de pequeno, médio e grande porte. Um dos destaques para o período que vai de outubro deste ano a outrubro de 2008 é o “Dream Fashion Tour”, projeto criado pela Globo de São Paulo e que é voltado para quem deseja investir em moda. O projeto, em parceria com a Mega Model Agency, ocorrerá durante 12 finais de semana no primeiro semestre de 2008 (entre março e junho) em capitais de todas as regiões do País. O objetivo é divulgar o mercado da moda em todo o território nacional. Este projeto é ideal para quem quer sua marca veiculada em âmbito nacional e também para quem tem um bom capital de investimento, pois cada cota de veiculação custa R$ 2,3 milhões.

Outro tema que terá espaço na grade da emissora diz respeito ao meio ambiente. “As pessoas andam muito preocupadas com essa questão, então é natural que desenvolvessemos projetos nesse sentido. Sempre nos atemos às novas oportunidades que surgem no mercado e fazemos algumas adaptações. Pensamos na estratégia de comunicação, nos assuntos que estão sendo tratados. O grande sucesso da nossa feira é justamente a oportunidade do anunciante ter uma visão geral de nossos negócios”, disse Carmem.

Um bom exemplo nessa área ambientalista é Caminhada Ecológica, da Rede Anhanguera, de Goiás. O objetivo desse projeto é incentivar ações de preservação e mudança de hábitos, despertando assim a consciência ecológica nas comunidades envolvidas. O evento possui quatro cotas de publicidade e cada uma é negociada a R$ 65, 922 mil.  

No que diz respeito ao turismo, um dos projetos de destaque da afiliada global Rede Matogrossense é o “Festival Internacional da Pesca (FIP)”, que ocorre na cidade de Cáceres e reunirá, em setembro de 2008, competição de pesca, atrações culturais, educativas, recreativas e esportivas. Para investir nesse evento turístico, que é considerado o maior da região Centro-Oeste, o anunciante pagará R$ 199,292 mil por cota.   

Segundo Carmen Dantas, a feira não cresce muito a cada ano, apresenta usualmente o mesmo número de projetos, este são 108. “Como disse, o nosso objetivo principal é fazer com que as pessoas nos conheçam melhor, que descubram nossas ações em todo o território nacional. A fertilidade das idéias é grande e as pessoas descobrem isso quando chegam aqui”.