Globo flexibiliza regras e permite que JN cite nome de marcas

Desde a última terça-feira (14), o Jornal Nacional exibe novo quadro: no Solidariedade S/A empresas que têm contribuído com a sociedade em meio a pandemia de Covid-19 são citadas nominalmente, com direito a entrevistas com seus principais executivos. Apesar de jornalisticamente relevantes, essas empresas eram citadas anteriormente sem o seu nome por uma questão profissional. O manual interno de jornalismo da emissora não permitia que empresas fossem citadas nominalmente para evitar propaganda gratuita e manter a isenção jornalística.

Mas diante da relevância das ações solidárias e suas contribuições para a sociedade, a Globo decidiu flexibilizar suas regras editoriais. Em comunicado oficial a emissora destacou que “acredita que, para superar um desafio tão grande, é importante mostrar o que muitas empresas e empresários têm feito nesse período”.

Nubank, Ifood, Itaú, Bradesco, Santander, entre outras marcas, já foram citadas no novo quadro. Confira a seguir o comunicado oficial na íntegra:

“O quadro Solidariedade S.A. foi criado para valorizar as ações que as empresas estão fazendo para ajudar no combate ao novo Coronavírus. A pandemia provocou uma infinidade de ações solidárias no Brasil: de cidadãos e de empresas. Os exemplos de cidadãos solidários, o Jornal Nacional já mostrava quase todo dia, com nome e sobrenome. Já as iniciativas das empresas eram apresentadas sem mencionar as marcas. O Jornal Nacional mudou isso, porque a TV Globo acredita que, para superar um desafio tão grande, é importante mostrar o que muitas empresas e empresários têm feito nesse período. O telejornal vai dedicar dois minutos de cada edição ao quadro Solidariedade S.A., sempre que houver novidade para contar o que as empresas e empresários estão fazendo para ajudar no combate à pandemia”