Globo investe em tecnologia para fazer cobertura histórica
Um total de 160 horas no ar, mais de 100 horas de transmissões ao vivo, um time com mais de dois mil profissionais acompanhando os 400 atletas da brasileiros e ídolos internacionais até o dia 21 de agosto. Para ajudar a contar essas histórias, a emissora formou seu Time de Ouro, reunindo alguns dos mais importantes ídolos do esporte brasileiro: Guga, Hortência, Giba, Gustavo Borges, Daiane dos Santos, Flavio Canto, Maurren Maggi, Tande, Emanuel, Fabi, Shelda e Lars Grael, ex-atletas que somam 20 medalhas olímpicas e dezenas de títulos mundiais e comentam as competições junto com outros 28 analistas, incluindo Ronaldo, Casagrande, Junior, Caio Ribeiro e Juninho Pernambucano, e de outros esportes, como o Tiago Splitter (basquete).
Rede Globo montou estúdio no Parque Olímpico com tecnologia de ponta e plano de realizar a maior cobertura da sua história
A Globo montou no Parque o Estúdio Olímpico, um espaço tecnológico, interativo e localização estratégica que permite visão de todas as arenas. Com área de 500 metros quadrados, o espaço serve de central para transmissões, local para receber convidados e base de todos os telejornais de rede, do Bom Dia Brasil ao Jornal da Globo.
A transmissão dos Jogos contará com a primeira unidade móvel 4K com interconectividade IP do mundo, na sua produção dos jogos de vôlei, no Maracanãzinho. A novidade é uma parceria com a Sony e a Imagine e visa garantir a melhor qualidade de imagem nas transmissões. A UM está preparada tanto para a tecnologia 4K quanto para as tecnologias futuras. Até o dia 21 de agosto, no Museu do Amanhã, visitantes poderão assistir a transmissões de diversas provas em 8K, como basquete, natação, atletismo e judô. A tecnologia oferece imagens em altíssima resolução – 16 vezes superior ao HD – proporcionando um grande nível de realismo. O padrão é o mais avançado em qualidade de imagem perceptível ao olho humano. O 8K, ou ultra-alta definição (UHD), é considerado a tecnologia do futuro da TV. As exibições são conduzidas pela Globo em parceria com a emissora japonesa NHK e trata-se da primeira transmissão terrestre ao vivo em 8K no país. A experiência é parte da exposição Experiência do Amanhã – A evolução da Televisão no Brasil, que conta a história da TV, a sua origem, a evolução e o que vem por aí.
O público pode acessar pela plataforma de video on demand Globo Play e pelo globoesporte.com o canal Play nos Jogos. O canal é exclusivamente dedicado à Olimpíada, com 24 horas de programação e acesso gratuito e aberto para todo o Brasil. O conteúdo é complementar ao que vai ao ar na TV aberta, com a transmissão de competições exibidas com exclusividade nas plataformas digitais, flashes dos melhores momentos do dia e, ainda, o programa Balada Olímpica, que é apresentado por Carol Barcellos e Flávio Canto. A cada dia, o público ainda pode conferir o melhor do evento em 4K, através de TVs conectadas, no Globo Play. E um compacto da cerimônia de abertura está disponibilizado na plataforma, com a inovadora tecnologia 4K HDR.
Além do canal exclusivo dedicado à Olimpíada, o Globo Play disponibiliza, de forma inédita, o simulcasting dos principais eventos esportivos da TV aberta para todo o Brasil.
A Olimpíada também levou a Globo a oferecer conteúdo exclusivo de sua cobertura esportiva pela primeira vez em uma rede social. No caso, o Snapchat, que tem intervenções especiais na seção Histórias ao vivo, recebendo fotos e vídeos de snapchatters nos eventos e pequenos trechos das transmissões da Globo.
“Estamos entusiasmados por firmar a parceria com a Globo e permitir que nossa comunidade experimente o maior evento global esportivo como nunca fez antes”, afirma Bem Schwerin, diretor do Snapchat. “A parceria reforça o movimento que a Globo vem fazendo de estar cada vez mais próxima do seu público,”, acrescenta Erik Brêtas, diretor da emissora.