Globo mostra exemplos práticos de jornada ESG para profissionais
Cristovam Ferrara, head de valor social da Globo, abre a primeira discussão do 10º Congresso Abep
Cristovam Ferrara, head de valor social da Globo, abre nesta terça-feira (8) a primeira discussão do 10º Congresso de Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia – que tem como objetivo colocar em pauta o benefício da inteligência dos dados aplicado no sucesso das marcas e na sustentabilidade dos negócios.
Buscando inspirar profissionais presentes no Congresso Abep, realizado no Unibes Cultural, em São Paulo, Ferrara trouxe exemplos práticos de como a Globo, como marca, abraça o compromisso nas áreas social, ambiental e governança corporativa, chamada "Jornada ESG".
"Antes de comunicar nosso compromisso para quem acompanha a Globo, temos um plano de comunicação muito bem estruturado. Cada um dos nossos compromissos são amplamente divulgados, porque queremos mostrar o que estamos fazendo para mobilizar as pessoas", explicou Ferrara.
Em sua conversa com o público, o profissional desmistificou a crença de que lucros e sustentabilidade não andam juntos dando exemplos no dia a dia dos Estúdios Globo. "A lavagem do figurino hoje na Globo é feito a seco, por exemplo, o que barateou o custo para manter a limpeza das peças", exemplificou.
Ainda em bate-papo com os convidados, Ferrara afirma que ainda não existe como mensurar exatamente o valor social causado pelas empresas. "O ESG não está sendo trabalhado dentro Globo apenas para impactar positivamente a sociedade, mas para, sim, através deste impacto, gerar um valor social – e ainda não temos métricas para medir [o tamanho do impacto]".
O profissional finalizou o discurso apresentando projetos que contribuem para a Jornada ESG, como o Movimento LED, Movimento Menos é Mais e outros.
"Com esse propósito, quanto mais a gente conseguir entender a necessidade de pensar nas próximas gerações – que é o conceito básico do ESG –, aí vemos começar a achar verdadeiras soluções. A gente tem de acreditar naquilo que estamos fazendo e no poder daquilo, assim mudamos nossa realidade", finalizou Cristovam Ferrara.