O canal a cabo Globo News vai ganhar uma nova cara a partir do próximo dia 18. Para fazer o reposicionamento do canal de jornalismo, a Globo contratou a F/Nazca S&S e o escritório de design Crama. De acordo com Eugenia Moreyra, gerente de programação da Globo News, o objetivo é que o canal seja percebido de forma clara como um canal de notícias.
A ideia é dar mais dinamismo à programação, com mais jornalismo ao vivo, e ampliar a presença da Globo News nas novas mídias, a exemplo do que foi feito no primeiro turno das eleições, quando a transmissão da apuração dos votos pôde ser acompanhada pelo celular.
O reposicionamento é parte das comemorações dos 15 anos da Globo News, que serão completados em outubro do ano que vem. O estudo de caso vem sendo feito há cerca de um ano e meio, contou Eugenia. A F/Nazca fez campanha qualitativa no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre, e também ouviu o público interno para saber o que as pessoas esperam de um canal de jornalismo, diante do dinamismo da mídia.
“O briefing foi pensar em como ter um canal a cabo de notícias no século 21 com toda essa oferta de mídia que tem hoje. Diante do desafio de que o público consome notícia instantaneamente, a ideia foi descobrir qual era o papel da Globo News”, diz a executiva.
Entre as novidades da identidade visual, cujas mudanças são de responsabilidade do escritório de design Crama, estão as novas vinhetas do canal, valorizando a cor vermelha. Segundo Eugenia, a palavra News também foi trabalhada de forma a ganhar mais dinamismo, para transmitir a ideia de mobilidade da notícia.
“O resultado é um canal bem mais limpo visualmente, muito mais concentrado em notícias, explorando bastante a palavra news. O símbolo da Globo vai ser mantido e representará uma espécie de selo de qualidade”, conta Eugenia. Ela reforça que durante o dia a programação terá mais jornalismo ao vivo e à noite programas com análise dos fatos.
Para comunicar as mudanças ao público, vai ao ar campanha criada pela F/Nazca com produção da Zero Filmes. “A linha da comunicação é de um canal muito mais vivo, dinâmico”, fala a executiva.
Outra mudança é a alteração dos nomes dos programas. Com o objetivo de reforçar a marca Globo News, agora eles vão levar esse sobrenome. “O ‘Em Cima da Hora’, por exemplo, vai se chamar Jornal Globo News. A ideia é fortalecer a marca. O canal quer ser percebido e reconhecido de forma clara como um canal de notícias. Acabamos com logomarcas de programas, a marca que prevalece é a do canal”, acrescenta Eugenia.
A executiva lembra que o processo é parte do posicionamento da Globo News, de estar sempre se reciclando. “Não se trata de uma ruptura, e sim de um processo evolutivo.
Acompanhamos a velocidade da informação”, diz ela. De acordo com Eugenia, a F/Nazca (que participou de concorrência) foi contratada para desenvolver especificamente esse job, e que a CGCOM retomará a responsabilidade pela comunicação do canal.
por Kelly Dores