Globo pesquisa intenção de consumo
A Globo realizou pesquisa com consumidores para compreender quais expectativas deles e de que maneira as marcas podem ser preparar para este ano. A ideia é aproveitar principalmente o Dia do Consumidor, comemorado mundialmente na próxima segunda-feira (15).
Um dos principais insights do estudo é que 41% dos entrevistados disseram conhecer a data e, entre eles, 62% pretendem aproveitar as ofertas e comprar algo nesse dia, já que muitas marcas reconhecem o potencial da data que vem se tornando importante para movimentar o varejo neste primeiro semestre.
Para se ter ideia, segundo dados do Ebit/Nielsen, o faturamento com a data cresceu 18% entre 2019 e 2020 e 40% nos últimos quatro anos, incremento que levou a um valor de vendas de R$ 1,4 bilhões no ano passado.
Existe uma parcela dos entrevistados no levantamento da Globo que disse não conhecer a data, mas 37% se mostraram propensos a aproveitar promoções atreladas ao movimento. Quando questionados sobre meios de pagamento, 46% dos consumidores gostariam de parcelar as compras no cartão de crédito e 20% se mostraram interessados em utilizar o Pix, caso disponível – além disso, 10% pretendem usar saldos acumulados em programas de Cash Back.
A diversidade de compras é oura característica dos consumidores. Quando questionados sobre o que pretendem comprar, 37% das pessoas querem aproveitar as ofertas em supermercados; interesse também em itens de beleza e vestuário, sendo que 37% querem adquirir calçados, 36% roupas e 28% cosméticos. O mercado de eletro também está na lista dos consumidores, já que 23% se diz propenso à compra de smartphones, por exemplo.
A estratégia da Globo com o estudo é levantar as oportunidades que o Dia do Consumidor pode trazer para diferentes setores da economia. Com relação ao segmento de super e hipermercados, a proximidade com a Páscoa pode alterar o comportamento de consumo, de acordo com especialistas da empresa, fazendo com que as pessoas procurem aproveitar as promoções para a compra de chocolates e itens para o almoço da família, por exemplo. Há, ainda, possibilidade de aumentar as vendas nas categorias que se destacam na lista de interesses dos consumidores, como beleza e moda.