Globo tem nova tipografia para reforçar evolução da marca
A Rede Globo está de cara nova. Buscando unificar sua voz tipográfica e formas de unificar sua comunicação em todas as suas plataformas, a empresa renovou suas fontes. As mudanças foram feitas pelo estúdio de branding e design Plau em parceria com a equipe de arte da própria emissora.
“A gente vem desde 2014 com a evolução da marca mostrando que temos uma marca que está em movimento, e que está sempre em transformação. A gente sentiu que a tipografia precisava acompanhar essas mudanças”, destacou Alexandre Romano, diretor de arte da Rede Globo.
O vídeo com o processo criativo envolvendo a Globotipo, como foi apelidada a nova família tipográfica, revela as referências ao jornal O Globo, sobretudo a letra “G”, que traz personalidade e identificação com o público. Com a reformulação, a emissora buscou uma comunicação mais global, multiplataforma e flexível.
O novo grupo de fontes tem três pesos: Black, Rounded e Condensada, bem como todos com seus respectivos itálicos. “O nosso grande barato é achar a voz tipográfica para as empresas. Cada uma tem sua personalidade, o que a gente faz é conversar com a equipe da empresa para entender todo esse universo que permeia a marca e criar uma voz própria para ela. A gente encontra essa voz e traduz visualmente”, explica Rodrigo Saiani, diretor de criação da Plau.