Globo tem receita de R$ 8,3 bi com publicidade

A Globo Comunicações e Participações S/A, que abriga a Rede Globo de Televisão, Canais Globosat, Globo.com, TV Globo Internacional, Globo Filmes, Som Livre e Editora Globo, publicou nesta terça-feira (30) nos principais jornais do País o balanço financeiro relativo ao ano fiscal de 2009. A receita líquida no período foi de R$ 8,386 bilhões. Em 2008 a empresa contabilizou R$ 7,602 bilhões de receita líquida. Um crescimento de 10%.

No ano passado a receita bruta consolidada com venda de propaganda e serviços chegou a R$ 9,381 bilhões, mas com dedução de impostos e outras deduções caiu para R$ 8,385 bilhões. A publicidade é o principal insumo de venda do grupo. O documento não discrimina, mas a Rede Globo lidera as empresas do grupo com cerca de R$ 7,7 bilhões. O Ebtida (lucro antes do pagamento de juros e impostos) foi de R$ 1,527 bilhão. A dívida é de R$ 1,199 bilhão.

“Encerramos o ano de 2009 com crescimento de 10% na receita líquida e a manutenção de nossa posição de baixo investimento e alta liquidez. A dívida da empresa permanece com perfil de longo prazo. Menos de 3,5% da dívida total consolidada é de curto prazo”, enfatizou Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo, no texto do balanço.

Ele acrescentou: “Produzimos em 2009 aproximadamente 11 mil horas de conteúido nacional, empregamos cerca de 12 mil colaboradores e contratamos mais de 130 produtores de audiovisual independentes brasileiros. Acreditamos que somente empresas de mídia financeiramente saudáveis promovem a inovação, produzem produtos de qualidade e garantem sua independência editorial. Sabemos que países que não possuem empresas de comunicação social relevantes correm o risco de se tornarem consumidores passivos de conteúdos estrangeiros”.

O balanço não contempla os números do Sistema Globo de Rádio,Valor Econômico (joint venture com a Folha da Manhã) e Infoglobo (O Globo, Extra e Expresso), que não integram a Globo Comunicação e Participação.

por Paulo Macedo