A Rede Globo de Televisão vai encerrar o ano de 2010 com um crescimento de 25%, o mesmo volume previsto para o mercado de TV aberta. O dado é resultado de análise do executivo Willy Haas, diretor geral de comercialização da emissora, área responsável pela venda dos espaços publicitários da rede composta por 122 emissoras em todo o País – e que garantiu uma receita no ano passado de R$ 8,3 bilhões. Ele acredita que o meio televisão vai concentrar 63% dos orçamentos de mída neste ano. Confira a entrevista de Haas ao propmark:
Qual o índice de crescimento da Globo para 2010?
Um ano exuberante para o mercado publicitário, em especial para a TV aberta que deverá crescer nominalmente cerca de 25%, devendo fechar o ano com 63% de participação de mercado, a maior participação já conseguida. A Globo também cresce 25%, garantindo os mesmos níveis de share de mercado de 2009.
Qual o peso da Copa do Mundo da Africa do Sul nesse resultado?
A Copa foi importante, mas não determinante para os resultados obtidos, pois o crescimento de mercado foi observado ao longo de todos meses do ano, claro que com destaque para maio e junho.
O que foi preponderante para essa performance? Algum segmento apostou mais na Rede Globo?
Foi um ano de grande competitividade nos principais setores anunciantes do País. Pela destacada participação da Globo no mercado, é difícil indicar um setor que tenha se destacado ou apostado mais. Considere que todos os setores importante estiveram presentes na Globo, com crescimento variando de 20% a 50% no ano.
por Paulo Macedo