Globo usa início da temporada da Fórmula 1 para promover inclusão
Ação integra o projeto Tudo começa pelo respeito, com apoio da área de tecnologia da emissora, com gravações no Autódromo de Mogi Guaçu, em São Paulo
Para aproveitar o início da temporada de Fórmula 1, cuja primeira etapa foi no último dia 26 de março, na Austrália, e chega ao Brasil no próximo dia 19 de novembro, a Rede Globo deu início a uma campanha atrelada ao projeto Tudo começa pelo respeito. O plano consiste em promover a inclusão de pessoas com deficiência. No roteiro, Rodrigo Mendes, do Instituto Rodrigo Mendes, ONG parceira da iniciativa, pilota um carro de corrida 20 anos após sofrer um assalto que lhe suprimiu os movimentos dos braços. O feito só foi possível graças à utilização de tecnologia com comandos cerebrais.
O set de gravação dos comerciais foi no autódromo Velo Cittá, que fica na cidade de Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. O clima foi de emoção. “A ação revela a importância de um mundo acessível, com o direito de ir e vir assegurado para todos. Respeito é olhar para a deficiência e enxergar novas possibilidades. O respeito, mais do que a tolerância, é o responsável por construirmos uma sociedade que valoriza o bem comum acima dos interesses pessoais e de preconceitos”, reforça o executivo Sergio Valente, diretor de comunicação da emissora.
Mais de 100 profissionais de diferentes áreas da Globo, principalmente de tecnologia, foram envolvidos no projeto. Eles criaram os sensores instalados no capacete usado por Mendes e conectados ao motor do bólido construído especialmente para a campanha. “Mais do que encantar as pessoas, sabemos do nosso poder de mobilização, e a inovação é uma das ferramentas para isso. Muito tem se falado em inteligência artificial e esta ação mostra como a tecnologia tem um papel social importante”, explicou Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Globo.