Globo usa tecnologia para permitir abraços no vídeo de fim de ano
A campanha de fim de ano da Globo começou a ser veiculada na noite da terça-feira (1). Na peça, diferentes técnicas de pós-produção e linguagens como animação, stop-motion e colagens garantem o encontro e os abraços do elenco da empresa.
“A campanha de fim de ano da TV Globo, ‘Hoje é um novo dia’, é uma espécie de trilha sonora do balanço pessoal que todos nós fazemos quando chega dezembro. Este ano estamos mais reflexivos e esperançosos do que nunca. Com isso, a campanha de fim de ano ganha significado ainda mais especial. A versão deste ano, que estreia em 1 de dezembro, foi totalmente adaptada para o atual momento. Todos nós vamos nos emocionar muito”, explica Amauri Soares, diretor do canal TV Globo.
Para dar vida à mensagem, atores, jornalistas e apresentadores se dividiram em mais de 100 gravações remotas e presenciais, sempre individuais e ao som da tradicional ‘Um Novo Tempo’. A canção, por sinal, sofreu uma alteração inédita. Foi adaptada a este ano atípico. E, um trecho da letra, em vez de entoado pelo elenco, foi substituído por uma narração de Regina Casé.
“Abraçar sintetiza muitos desejos dos brasileiros nesse momento – mesmo que, por enquanto, muitos abraços ainda dependam da imaginação ou de técnicas de animação, como na Mensagem da TV Globo deste ano. Abraço é resposta ao desejo do encontro, do toque, sinônimo de alegria, de amor, de esperança. E falar sobre tudo isso, pensar em um novo tempo, nunca foi tão necessário. Vamos juntos construir um futuro com a esperança de dias melhores, em que poderemos nos encontrar novamente, olhar nos olhos e dar um abraço demorado em quem a gente ama. Essa é a caminhada que queremos construir com os brasileiros, a partir da Mensagem de Fim de Ano. Um convite para que as pessoas abracem a imaginação, a criatividade e o talento, junto com a gente”, comenta Sergio Valente, diretor de Marca&Comunicação da Globo.
A quantidade reduzida de talentos é outra diferença percebida na Mensagem de Fim de Ano. Por questões de logística e para preservar a saúde de todos, participaram das gravações apenas alguns representantes de atrações que foram ao ar, na TV Globo, em 2020 e as previstas para a programação em 2021.
Veja o making of: