Com uma série de projetos de lei que pretendem limitar a atividade publicitária em trâmite no Congresso Nacional, o mercado quer chamar atenção da população para um outro congresso, mais precisamente para a realização do IV Congresso de Publicidade, marcado para os dias 14, 15 e 16 de julho, em São Paulo. Um filme sobre o encontro vai ser veiculado na Rede Globo, dependendo do prazo de produção, já a partir do próximo final de semana. “O filme é um teaser que faz parte de uma campanha maior sobre o IV Congresso”, diz Dalton Pastore, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). A Abap, juntamente com mais de 20 entidades representantes de atividades ligadas à comunicação, está à frente da organização do IV Congresso. Pastore conta que já conseguiu espaço para a veiculação do filme na Rede Globo e que está em negociações com outras emissoras, entre elas, a Record. A campanha está sendo criada pela DPZ, “agência voluntária” do IV Congresso. A produção do filme será feita pela Cine. Alguns dos principais publicitários brasileiros deverão gravar participação no comercial hoje (11), em São Paulo. O filme deverá ter vários letreiros sobre os temas do IV Congresso, entre eles, a liberdade de expressão e o emprego. Segundo Dalton, o “filme teaser” também destaca o site e a abertura de inscrições, a partir de 2 de maio. Os publicitários, de acordo com Dalton, deverão aparecer, ao final, do comercial, com frases de efeito do tipo “Venha participar”.
Marcello Queiroz