GM compra 340 TRPs para vender 5 mil carros em três dias
Nos Estados Unidos, logo após a quinta-feira na qual é celebrada o Dia de Ação de Graças, sempre a última da semana do mês de novembro, acontece a Black Friday. Lojistas e comerciantes em geral aproveitam essa sexta-feira para promover liquidações gigantescas, as maiores do calendário promocional do país, dando início às vendas de natal.
A unidade brasileira da General Motors está realizando benchmark da data com uma ação batizada de “Virada Chevrolet”. O objetivo, como destaca o executivo Herman Mahnke, gerente de marketing de pós-venda da montadora, é vender cinco mil carros da sexta-feira (15) ao domingo (17).
A ação conta com campanha desenvolvida pela Salles Chemistri e que exigiu a compra de 340 TRPs (Target Rating Points) em todo o Pais. A “Virada Chevrolet” envolve 550 concessionárias e feirão nas dependenências da fábrica em São Caetano, São Paulo, por exemplo. Segundo Herman Mahnke, a Chevrolet quer consolidar a venda final dos modelos 2009 e iniciar a preparação para 2010. No ano passado a montadora comercializou 550 mil unidades e espera este ano chegar a pelo menos 500 mil.
“Nossa compra de mídia abrange 77% dos lares com televisão no País. Nosso objetivo é acabar com os modelos de 2009. As montadoras utilizam os meses de maio e junho para lançamentos do ano seguinte”, destacou Herman Mahnke, ressaltando que a ação tem dois filmes que trazem a contagem regressiva de unidades vendidas em pleno funcionamento em clima de reveillon. “A veiculação começou nesta quarta-feira à noite (13), em mídia net, fortemente apoiada por flights regionais. De norte a sul, todas as regiões prevêem ações diferenciadas como feirões, cadernos especiais, expediente em horário noturno, dentre outras, tudo para impulsionar a virada. Além disso, materiais de ponto-de-venda, mídia digital, endomarketing para incentivar os vendedores, também dão suporte à campanha, ele acrescentou”.
A criação é de Pedro Furtado, Flávio Tosacano, Hugo Rodrigues e Kevin Zung, os dois últimos que também dirigem a criação do trabalho. A produção é da Dínamo Filmes, com direção de Edu Cama e trilha da Comando S.
Paulo Macedo