GNT: “somos uma marca referência no universo feminino”

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Leonardo Moura, gerente de produto e planejamento do GNT

Desde março, o GNT adota um novo posicionamento: Gente inspira GNT. O canal pretende evoluir o conceito de feminino relacionado à mulher para um pensamento mais amplo, ligado às pessoas. Nesta entrevista, Leonardo Moura, gerente de produto e planejamento de mercado do GNT, Viva e Mais Globosat, fala sobre essa mudança e também sobre a integração de conteúdo com a área comercial.

Posicionamento

Buscamos inspiração no próprio DNA do canal. Somos uma marca referência no universo feminino e comportamentos da sociedade. O Gente inspira GNT é uma evolução disso, é um pensamento mais amplo e mais ligados a pessoas. Faz parte da essência do canal contar histórias, sejam elas de pessoas ou de marcas. Esse novo posicionamento reflete isso.

Mudança de targets

Somos uma marca inserida no segmento de estilo de vida, e a nossa evolução ocorreu em sintonia com as mudanças ao nosso redor. Sempre tivemos o público feminino no nosso DNA. Mas entendemos que o feminino vai além do gênero. Podemos ver isso em diferentes segmentos, desde beleza, alimentos, automotivo e até produtos financeiros. Se posicionar como um canal voltado para mulher nos parecia deslocado e simplista. Pesquisamos, estudamos e nos aprofundamos para falar com propriedade. Chegamos ao novo conceito “gente” e isso independe do gênero que nascemos e nos identificamos. Legitimamos esse conceito nos programas, nos estudos que compartilhamos com o mercado e em nossa comunicação. O nosso foco é o público. A marca GNT é voltada Leonardo Moura, gerente de produto e planejamento de mercado do GNT Divulgação às pessoas. A gente olha para a nossa audiência e entende como precisamos nos comunicar. É natural que a gente provoque a evolução. O GNT precisa trabalhar como uma ponta de segmento. A gente é o espelho da audiência, mas também quer mostrar o que está vindo.

Evolução comercial

A nossa proposta de valor sempre foi a mesma: gerar soluções de negócio para os anunciantes. Dentre os formatos, destacamos o branded content, que acompanha os hábitos das pessoas e a evolução dos meios. As necessidades de cada marca precisam ser contextualizadas para o momento em que estão em suas campanhas. Preferimos falar em branded context. Hoje, temos também o digital, que complementa essa jornada, conversando com a audiência e, quando é o caso, instigando o consumidor a interagir direto com o anunciante.

Formatos

Quando pensamos um funil de mídia, o GNT se encaixa em todas as etapas. Como somos segmentados, se tem um anunciante que precisa gerar relevância, a marca é pertinente para gerar awareness. Mais do que um publisher, temos valores que são conhecidos pelo nosso público. A gente dá um endosso de qualidade e gera uma percepção de confiança. Também construímos conteúdo com as marcas. Isso pode acontecer tanto na nossa programação linear na TV, como no digital.

Criação no digital

Em termos de conteúdo customizado, o digital tem a vantagem de não ter uma grade de programação fechada. Temos um compromisso de gerar visibilidade e trabalhamos com o view garantido. Além dos canais do YouTube, as redes sociais estão presentes em todas as nossas ofertas comerciais.

Parcerias recentes

Os formatos customizados continuam se destacando e crescendo, tanto na TV como no digital. Vivemos na publicidade a era do conteúdo, é com ele que a marca se comunica com a audiência. Ele ganhou uma relevância, pois a gente conquista o consumidor em um momento de conversa. E, assim, gera engajamento. No caso da Seara Gourmet foi um modelo de cocriação. A necessidade era trazer momentos gourmet para o cotidiano, para ter uma experiência gastronômica melhor. Fizemos um dia inteiro de cocriação, com método de design thinking e identificamos o Claude como embaixador ideal do projeto. O projeto engloba break falsos, programetes e conteúdo para o canal do Nhac. Já o projeto do T-Cross foi um pouco diferente. A Volkswagen nos procurou, eles precisavam falar com a mulher urbana e contemporânea. Eles buscaram no Saia Justa o território e a adequação editorial para falar disso sem cair no clichê. Foi uma demanda mais convencional, mas que mostra a maturidade do anunciante em escolher o Saia Justa e a capacidade do programa em absorver esse tipo de projeto comercial.

Futuro

O Casa GNT, no YouTube, tem um crescimento consistente, com consumo relevante e entendemos que tem potencial de crescimento. O Nhac também caminha para sua consolidação como um dos principais players de culinária do Brasil. Continuamos abertos à cocriação e temos interesse em criar com o anunciante. O GNT como publisher reconhece as marcas como um produtor de conteúdo, seja de um comercial de 30 segundos, seja para um projeto maior.