Gol abre concorrência para agência de marketing direto

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes, que tem 40% de participação do mercado de aviação brasileira, está abrindo concorrência para escolha de uma agência de marketing direto, que será responsável pelas ações de database marketing, entre outras ações de comunicação direta com os usuários do Smiles. Murilo Barbosa, diretor de marketing e cartões da Gol, antecipou que o processo de concorrência envolve seis agências, mas não revelou os nomes das empresas. “O que posso dizer é que nós vamos atrás dessas agências, porque vamos investir muito em comunicação digital para os participantes do programa”, disse o executivo.

A Gol apresentou nesta terça-feira (31) a nova identidade visual do programa Smiles, que desde outubro do ano passado é extensivo aos clientes Gol. Antes, desde a compra da Varig pela Gol em 2007, o programa de fidelização (que transforma pontos em milhas para o passageiro voar gratuitamente, conforme a compra de passagens) funcionava apenas para clientes Varig.

Agora, depois de investimentos em tecnologia, ampliação da estrutura de call center (segundo a Gol, a estrutura foi triplicada) e reforma da marca (criação da 100% Design), que deixou a cor azul e tem as cores laranja e branco, seguindo a identidade visual da Gol, o Smiles é reposicionado no mercado com ações em metas agressivas. Entre as ações promocionais do programa, destaque para a promoção que o usuário pode trocar 2 mil milhas por um trecho doméstico. “Esse é o melhor custo benefício do mercado”, disse Barbosa.

O programa é uma das principais apostas da companhia aérea para ampliar share – a Gol realiza 800 vôos diários e tem 106 aeronaves. Segundo Barbosa, a média mensal de adesão ao Smiles no primeiro trimestre de 2009 foi de 53 mil novos usuários. “Em março, tivemos adesão de 83 mil pessoas, em um único mês. Esse é um número expressivo. A nossa meta é atingir 100% dos usuários da aviação civil brasileira. Vamos perseguir esse objetivo”, reforçou ele. Barbosa disse que a estimativa é que entre 12 e 14 milhões de brasileiros sejam usuários da aviação civil – o Smiles tem 6 milhões de participantes. “Estamos próximos dos 50%”.

O diretor de marketing e cartões da Gol falou que nos próximos seis meses serão apresentadas outras novidades do Smiles para ampliar o relacionamento com os usuários, como novos benefícios e aplicativos para todos os tipos de celular. “O nosso cartão não será físico, a pessoa poderá baixá-lo na internet e celular. O participante terá um número de identificação”, revelou.

O executivo reforçou que a estratégia será o investimento em comunicação digital, com mais ações de database marketing e ações voltadas para celular. A verba de marketing do Smiles não foi revelada, mas Barbosa indicou que a concorrência das agências de marketing direto deve ser encerrada nos próximos seis meses.

por Kelly Dores