Gol anuncia fim da Webjet
A Gol Linhas Aérea anunciou o fim das operações da Webjet e a descontinuidade de sua marca. De acordo com comunicado enviado pela companhia, com os novos patamares de custo do setor no Brasil, o modelo de negócios da empresa deixou de ser competitivo. Atualmente, a Webjet possui uma operação com base em uma frota composta majoritariamente por aviões modelo Boeing 737-300, de idade média avançada, alto consumo de combustível e defasagem tecnológica.
Segundo a companhia, a decisão de encerrar as atividades da Webjet faz parte da estratégia de recuperação da empresa e suas margens operacionais e sustentabilidade do negócio. A primeira medida desse processo é a extinção das operações de voo. Como consequência, haverá o desligamento de aproximadamente 850 colaboradores entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção de aeronaves. Com isso, os clientes da Webjet passam a ser integralmente assistidos pela Gol.
Com relação à frota, deve haver a devolução total das 20 aeronaves até o final do primeiro semestre de 2013, sendo 16 delas devolvidas até o final do primeiro trimestre do próximo ano. A Gol declarou ainda que prevê uma redução da oferta doméstica entre 5% e 8% no primeiro semestre de 2013, na comparação com o mesmo período deste ano.
Vale lembrar que a Gol concluiu a compra da WebJet em outubro de 2011, por R$ 70 milhões, além de ter assumido dívidas de cerca de R$ 200 milhões. A compra foi aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), no mês passado. Antes de ser adquirida pela Gol, a Webjet pertencia ao empresário Guilherme Paulus, fundador da operadora de turismo CVC, vendida em dezembro de 2009 ao fundo de private equity Carlyle.