Gol lança robô para atendimento ao cliente em Guarulhos
A companhia aérea Gol lançou esta semana uma robô para atendimento ao cliente. GAL, assistente virtual movida por inteligência artificial e que já ajuda Clientes no site da empresa, acaba de ganhar um corpo físico e marcou presença na área do check-in da operadora.
“Estamos muito orgulhosos em ser a primeira companhia da América Latina a transformar a nossa simpática atendente virtual GAL, em uma robô que poderá também auxiliar fisicamente os nossos clientes no aeroporto”, explica Paulo Palaia, diretor de TI da GOL.
Segundo a companhia aérea, Gal está apta para tirar diversas dúvidas dos passageiros e, neste primeiro momento, poderá auxiliar os consumidores em questões relacionadas ao autoatendimento, despacho de bagagens, orientações de check-in entre outros.
“A Gal nos ajudará a interagir com os nossos Clientes de uma maneira diferente e inovadora. Ela será uma nova opção de contato, mas não substituirá em nenhum momento as atividades de um dos nossos colaboradores. O nosso objetivo é sempre promover uma experiência simples e inteligente”, diz José Luiz Belixior, diretor de aeroportos da Gol.
Além de esclarecer questões e dúvidas, a Gal também está configurada para se locomover por 10 diferentes pontos do aeroporto pré-estabelecidos. Se algum Cliente precisar de ajuda para chegar até à loja ou na área de atendimento preferencial, por exemplo, a robô poderá auxiliar no percurso desse trajeto.
A robô também está apta a responder questões pessoais e de personalidade como comida preferida, se viaja de avião, de onde veio, cor preferida, etc.
Após o período de testes, a expectativa é que a Gal ganhe novos protótipos e seja ampliada para outros aeroportos do país. Em um segundo momento, a companhia projeta também conectá-la ao sistema para realização de outros serviços, como a troca de assentos ou remarcação de voos.
A tecnologia da robô foi inspirada em soluções da Ubtech, empresa chinesa de robótica humanoide, e desenvolvida no país pela empresa Pluginbot, startup que integra chatbots, IA, robôs e humanoides em uma plataforma multicanal. A solução usa a tecnologia de IBM Watson, a plataforma de inteligência artificial da IBM na nuvem.