Em um ano marcado pela crise econômica mundial, a Goodyear do Brasil, fabricante de pneus que completou em 2009 90 anos de atuação no País, apresentou na semana passada, em São Paulo, um balanço da companhia deste período. “2009 está sendo bem marcante para a Goodyear. Além dos 90 anos no Brasil, os efeitos da crise fizeram com que o ano fosse desafiador. Tivemos um início de ano cauteloso, mas com o passar dos meses, a situação foi se estabilizando”, disse Giano Artur Agostini, diretor-presidente da Goodyear Brasil.

A empresa tem como política não revelar dados financeiros regionais. Mas, segundo os números globais divulgados em outubro pela companhia, o lucro líquido da Goodyear Tire & Rubber no terceiro trimestre de 2009 foi de US$ 72 milhões, contra os US$ 31 milhões atingidos em 2008.

Já a receita do período foi de US$ 4,4 bilhões, o que representa um declínio de 15% em relação a  2008.

Na América Latina, as vendas tiveram queda de 16% no terceiro trimestre deste ano. E o lucro operacional obtido na região foi de US$ 99 milhões.

Conforme informações divulgadas pela mídia internacional, a Goodyear também reduziu a força de trabalho global em 300 vagas no terceiro trimestre. “A partir de agora, temos outro desafio que é acompanhar a atual expansão da economia. No Brasil, estamos retomando as nossas unidades de produção, realizando eventos para estarmos cada vez mais próximos de nossos clientes, além  de seguirmos investindo em mão-de-obra”, acrescentou  Agostini.

Em relação às estratégias de comunicação da Goodyear , Rui  Moreira, gerente sênior de marketing da empresa no Brasil, disse – sem revelar valores específicos – que a companhia passará a investir fortemente na marca Goodyear em 2010. “Em 2009, focamos mais em produto. Para o ano que vem, prevemos uma verba  de marketing  semelhante à disponibilizada em 2008. Pretendemos trabalhar ainda mais a marca da empresa, além de dar continuidade à celebração dos 90 anos da Goodyear no Brasil. Também vamos manter as realizações de eventos e de patrocínio,  como é o caso da Stock  Car, por exemplo”, disse Moreira.

Segundo o executivo, a Good-year também trabalha junto com a sua agência, a Y&R, a elaboração de uma revista que será veiculada em dezembro – provavelmente em forma de encarte em revistas de grande circulação – e que encerra, neste ano, as comemorações dos 90 anos da empresa no País. “Outra meta que temos para 2010 é ingressar nas redes sociais. Estamos avaliando as melhores maneiras de utilizar essas mídias de um jeito eficiente”, disse Moreira.  

por Juliana Welling