Google: 56% dos anúncios online não são visualizados por usuários
Um estudo do Google reforçou a preocupação de companhias e agências em relação à efetividade de banners e outras peças criadas para a web. A pesquisa aponta que 56,1% da propaganda inserida em displays não são vistas pelos internautas. Ou seja, mais da metade das impressões compradas não é visualizada, apesar de ser “entregue” ao carregar da página.
Os vilões seriam os espaços publicitários fora da área visível do navegador. O local ocupado pelo banner dentro da página também importa para a visualização, bem como o tamanho da peça. Somando esses dados às recentes fraudes de distribuição e viewability descobertas nos últimos meses, o mercado pode passar a questionar a efetividade da entrega na mídia online.
“Com o avanço de novas tecnologias sabemos que muitos anúncios display nunca têm a oportunidade de serem vistos pelo usuário”, afirmou Sanaz Ahari, gerente de produto do Google, por meio do blog da companhia. O estudo foi realizado com o Doubleclick e com a rede adserver do próprio Google.