BBB 12 é o programa de TV mais buscado globalmente no Google em 2012
Quais foram os termos mais procurados em 2012? Que segmentos foram mais populares? Qual foi o evento mais importante? Os principais fatos? O Google divulgou nesta quarta-feira (12) o relatório Zeitgeist — que significa “espírito do tempo” —, onde responde a todos estes questionamentos e mostra um panorama de tudo o que foi buscado neste ano, globalmente e dividido entre países.
O estudo contabiliza 1,2 trilhão de buscas, e foi mostrado ao público acompanhado de um vídeo de retrospectiva deste ano. Zeitgeist significa “espírito do tempo”. O relatório traz os mais buscados em números reais, os termos que mais se destacaram em 2012 em relação a 2011 e uma divisão por país e segmento (esportes, artistas, etc.). Além da segmentação por nicho, a pesquisa ainda traz dados curiosos como buscas com a pergunta “o que é” (Como em “O que é ecossistema?”, termo mais buscado no Brasil), “como fazer” e outros.
O termo mais buscado no Google neste ano foi Whitney Houston. A cantora americana faleceu em fevereiro deste ano. Logo depois está a sensação “Gangnam style”, música do sul-coreano Psy, enquanto figura na terceira posição o furacão Sandy, desastre natural que assolou os Estados Unidos.
Um fato que não pode passar despercebido é a presença do termo “BBB 12” no Top 10 global. O reality show da Globo é o segundo termo mais buscado no Brasil, atrás de “Face” (apelido comumente usado para o Facebook), e também é o programa de TV mais buscado no mundo todo. Ainda entre os dez termos mais buscados estão o iPad 3 (4º), o jogo Diablo 3 (5º), a primeira-dama do Reino Unido Kate Middleton (6º), os Jogos Olímpicos de 2012 (7º), a canadense Amanda Todd, que se suicidou por causa do cyberbullying (8º), e o falecido ator Michael Clarke Duncan (9º).
O relatório completo ainda divide o estudo por tópicos de pesquisa. Em Imagens, o líder das buscas foi a banda One Direction; entre os atletas, venceu o jogador de basquete Jeremy Lin; o furacão Sandy foi o termo mais buscado em Eventos, lembrando que o Google fez um mapa de crise da tempestade natural que assolou os EUA; “Jogos vorazes” foi o filme mais buscado; em eletrônicos, batalha entre Samsung e Apple com o iPad 3 em primeiro e o Galaxy S3 em segundo lugar; e finalmente em Televisão, domínio brasileiro: “Avenida Brasil” em segundo, atrás do já citado “Big Brother Brasil”.
Marcas mais buscadas
Um dos itens no levantamento do Google mostra as marcas mais buscadas no Brasil. O que se percebe na lista do Top 10 é a presença massiva de empresas que possuem vendas pela internet, que respondem a seis das dez primeiras posições. As companhias aéreas também se destacam, com duas representantes. Em ordem, as dez marcas mais buscadas foram Mercado Livre, Casas Bahia, Correios, Americanas, Netshoes, Pontofrio, Magazine Luiza, TAM, Vivo e Gol.