Google atualiza índice para avaliar adoção de IA em agências
Apenas 2% dos anunciantes utilizam todas as possibilidades de peças publicitárias nas plataformas do Google no Brasil
O Google anunciou que o Digital Assessment, lançado em 2023, foi atualizado para o novo Google AI Assessment, visando acompanhar como as agências de publicidade estão se adaptando ao novo momento da inteligência artificial e ajudá-las nos próximos passos.
Segundo dados da companhia, 80% dos anunciantes do Google no Brasil já usam ao menos um produto com inteligência artificial, mas apenas 2% utilizam todas as possibilidades e variações de peças publicitárias nas plataformas do Google, mostrando que as agências ainda têm oportunidades de desenvolvimento da tecnologia em outras áreas.
A nova atualização da ferramenta mantém a classificação de agências entre os estágios "Nascente", "Emergente", "Conectado" e "Multimomento", e agora permite novas análises. Cada agência será analisada sobre a adoção de inteligência artificial, que inclui como as empresas estão capturando dados primários e treinando a IA para alavancar objetivos de negócios, como estão ativando a IA e empregando as soluções disponíveis no marketing e a maturidade das equipes em relação à IA, possibilitando treinamento e certificação.
"Com o Google AI Assessment, as agências podem analisar os pilares e usá-los como base para avaliar oportunidades de melhoria e otimização de processos, tempo e resultados. O Google está preparado para continuar ajudando a desenvolver o mercado publicitário para este a era da inteligência artificial, que oferece muitas possibilidades", afirma Aline Moda, diretora de agências do Google Brasil.
A análise sobre a classificação de agências, realizada em 2023, revelou que as empresas "Nascentes", que representavam 44% no início de 2023, finalizaram o ano passado representando 13% das empresas, demostrando que a maioria foi capaz de migrar para estágios mais avançados. As agências "Emergentes" terminaram 2023 representando 58% do total e as "Conectadas", 25%. Apenas 4% das agências terminaram o ano como "Multimomento".
(Crédito: Foto de Alex Dudar na Unsplash)