Google celebra números dos anúncios em formato AMPHTML

 

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AMP Ads permite rapidez nas páginas mobile

A comunicação contemporânea exige, cada vez mais, rapidez. A publicidade – principalmente a mobile – precisa acompanhar essas mudanças. O Google, um dos grandes players da área, comprovou tal necessidade e celebrou em seu blog os AMPHTML.

Trata-se de um tipo de anúncio display que usa a tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages), iniciativa de código aberto que tem o Google entre seus apoiadores. Segundo a empresa, o formato traz vantagens tanto na experiência do usuário como no retorno do investimento para publishers já que ao oferecer anúncios que carregam mais rápidos eles apresentam um melhor desempenho.

Por estes motivos, diz o texto da empresa em seu blog, o Google decidiu usá-los não apenas em páginas AMP, mas também em páginas comuns em dispositivos móveis. Todos os códigos do repositório AMP são de código aberto. Eles são analisados e revisados pela equipe de manutenção do projeto. O resultado é que anúncios escritos em AMP mantêm um bom desempenho desde o início e durante toda a sua vida útil, conforme ressalta a companhia.

Os anúncios AMPHTML podem ser renderizados para um iframe de mesma origem e melhor desempenho. Isso impulsiona os resultados da renderização do anúncio na página, o que significa mais receita para o publisher e maior ROI para o anunciante.

Melhor ROI

Segundo o Google, um anúncio AMPHTML exibido numa página de web que usa AMP tem desempenho melhor se comparado ao mesmo anúncio veiculado numa página comum. Isso se explica pela natureza do design de um anúncio deste formato que melhora a visibilidade e as taxas de clique dos anúncios.

Ao longo dos últimos anos, as páginas AMP vêm crescendo consideravelmente. Atualmente, os anunciantes já têm acesso a mais de 1 bilhão de impressões por dia em um inventário de qualidade, considerando a experiência do usuário e do anúncio. Além disso, mais de 35% dos anúncios exibidos em páginas AMP já são AMPHTML.

Publishers apostam no formato
O site de notícias El País fez uma parceria com a Volkswagen, um de seus anunciantes, para fazer um teste A/B multivariável e medir o desempenho de anúncios da rede de Display criados em AMPHTML em relação aos anúncios HTML5 – comparando também páginas AMP a páginas normais.

A simples mudança de uma página HTML padrão para uma página AMP (com o mesmo anúncio em HTML5) levou a um aumento de 26% no CTR (taxa de cliques). Já a utilização de um anúncio AMPHTML numa página AMP fez com que o aumento na CTR tivesse um aumento de 48%.

Primeiros passos

Aos interessados no formato, é preciso ler manuais como este (em inglês).