Google cria "The Creative Shortlist"

 

O Google está iniciando o “The Creative Shortlist”, série que que procura indicar e destacar campanhas digitais com forte apelo de inovação. Nesta primeira edição, o foco da empresa foi baseado em ações de abrangência global e que contivessem ideias que pudessem inspirar pessoas ao redor do mundo.

A cada uma das edições, um curador será convidado para encontrar as campanhas em questão. Para inaugurar o projeto, foi escolhido Bem Malbon, diretor de parcerias criativas do próprio Google. “Barreira de línguas. Diferenças de fuso-horários. A dificuldade em gerenciar múltiplas agências. Ego. Controle. Nuances culturais. As marcas tem uma série de razões para evitar a realização de grandes campanhas realmente globais, mas se você conseguir encontrar as ideias certas e executá-las bem, vale a pena o trabalho”, analisa Malbon.

Quatro campanhas foram selecionadas para esta primeira lista. Não por coincidência, três delas tem ligação direta com a proximidade da Copa do Mundo, a ser realizada no Brasil. “Momentos globais como a Copa do Mundo – que pode ser tranquilamente considerada como o evento esportivo que mais gera conectividade na história, sendo o quarto evebto mais buscado no Google Trends – oferecem oportunidades tentadoras para marcas dispostas a se aprofundar nela. O mundo não estará apenas assistindo e celebrando, mas sim interagindo por seus smartphones e tablets, criando massivos picos de energia digital e social. Marcas inteligentes vão alimentar e aproveitar dessa energia”, complementou o diretor do Google.

Dos quatro cases selecionados, um é brasileiro: “O mundo se encontra no Brasil”, da Neogama/BBH para a Embratur. O trabalho começou a ser veiculado logo em seguida ao fim do sorteio dos grupos para a Copa do Mundo, focando os principais mercados-alvo do turismo brasileiro e com filmes pensados para cada um deles. Reforçando a isenção de opiniões positivas sobre o Brasil, os protagonistas foram estrangeiros de cada país a ser impactado, que moram nem terras tupiniquins de longa data e recomentam a seus conterrâneos a visita.

 

 

Outro trabalho indicado é “A bandeira da felicidade”, elaborado pela americana Ignition para a Coca-Cola. A agência idealizou aquele que será o maior mosaico formado por fotografias do mundo, convidando o público de 150 países público a enviar imagens que serão inseridas em uma enorme bandeira, de 3.600 m², que será esticada durante a Copa. O trabalho conta ainda com participação da brasileira CI&T e do artista americano Robert Silvers, especialista em mosaicos fotográficos.

 

https://www.youtube.com/watch?v=kBekdnkwlAQ

 

Também ligado ao futebol, “Primeira fila”, da americana Adam & Eve DDB para o Manchester United e o Google+, levou fãs de fora do Reino Unido a participar de um jogo do time inglês estando em qualquer lugar do mundo. Pela estratégia, torcedores de outros países foram selecionados após mostrar seu amor pelo clube e “levados” ao Old Trafford por meio da tecnologia. Seus rostos foram inseridos nas placas digitais de publicidade, como se ocupassem a primeira e mais privilegiada fila de torcedores.

 

 

Por fim, completa o “The Creative Shortlist” o case “Burberry kisses”, criado internamente pela equipe da grife Burberry e com participação do Google. O mais simples dos quatro, o trabalho consistia em utilizar a câmera dos computadores ou dispositivos móveis do usuário para captar seu beijo. A marca gerada selaria o envelope de um bilhete virtual, que poderia ser enviado para qualquer um ao redor do mundo por meio de um hotsite.