Google divulga principais termos de 2014

O Google divulgou o relatório Year In Search com os termos mais pesquisados por usuários em todo o mundo durante o ano de 2014. Essas tendências podem ser pesquisadas em gráficos detalhados e foram divididas por categorias e países.

Nas “Pesquisas Globais”, o termo com maior número de buscas foi Robin Williams, ator americano morto em agosto. Já em “Gadgets”, o iPhone 6, da Apple, foi o mais procurado, seguido pelo Galaxy S5, da Samsung. Em “Notícias Globais”, quem lidera é o termo Ebola, doença que teve sua maior epidemia em 2014. A “Copa do Mundo” também aparece entre as buscas, com a partida Brasil vs Alemanha sendo o assunto mais pesquisado.

No Brasil, o Google divulgou os cinco termos mais procurados de 24 categorias. Entre elas, “Aplicativos” mostra que o Secret, app que permite o compartilhamento de confissões e segredos anônimos, é o mais buscado do ano. “Como fazer” arroz e “Como…” gastar dinheiro são as maiores dúvidas dos usuários. O “Dia do Amigo” lidera a categoria “Data”, enquanto que em “Entretenimento”, BBB14, reality show da Rede Globo, tem maior número de pesquisas.

No “Google Play”, loja online do Google, Whatsapp Messenger, Facebook, Facebook Messenger e Instagram são os quatro apps mais buscados. O relatório também divulgou os “Top 10”, que foram os termos gerais mais pesquisados no país. BBB14, Enem, Amor à Vida, Eleições e Eduardo Campos lideram a listagem.

Além desses gráficos, o Google também disponibilizou uma página com algumas das principais tendências do ano, permitindo o acesso aos principais resultados em diversos países do globo. Os temas estão divididos em Esportes, Manchetes, Fama, Ciência e Tecnologia, Perdas, Vida Cotidiana, Cultura da Web e Cultura Popular.

Na categoria Ciência e Tecnologia, “add reminder” (adicionar lembretes), segundo o Google, virou tendência nos telefones em janeiro de 2014 para ajudar a planejar o ano que iniciava. Além disso, o relatório também destaca que Tecnologia Móvel foi fortemente buscada, com destaque para telefones, câmeras leves de alta definição, tecnologia wearable e drones para consumidores.

Para o futuro, a pesquisa destaca que lançamentos de produtos induziram o aumento de três vezes em pesquisas por “wearable tech” (roupas e acessórios que permitem que os usuários entendam e meçam características físicas).

Já os drones com controles remotos têm permitido ângulos ainda inexplorados. O relatório destaca esse vídeo, mostrando fogos de artifícios de outro ponto de vista.

Os principais gráficos do Brasil podem ser conferidos aqui. Tendências de todo o mundo também estão disponíveis para pesquisa neste link.