Google é a marca global mais valiosa, segundo ranking BrandZ
O Google voltou à liderança do Top 100 do ranking BrandZ de marcas globais mais valiosas, com crescimento de 32% em relação ao ano passado e valor de US$ 229 bilhões. A Apple, que foi a líder no ano passado, ficou na segunda posição, com queda de 8% ante o ano anterior e valor de US$ 228 bilhões.
A lista foi divulgada nesta terça-feira (7), pelo WPP e pela Millward Brown.
Das dez mais (veja tabela abaixo), cinco são de tecnologia. Além dos dois primeiros colocados, a Microsoft, em terceiro lugar, com valor de US$ 122 bilhões; o Facebook, em quinto, com US$ 102 bilhões; e a IBM, em décimo, com US$ 86 bilhões.
Pela primeira vez, desde 2006, Marlboro e Coca-Cola ficaram fora do Top 10, desbancadas por Facebook e Amazon, estreantes na lista das dez mais.
O ranking BrandZ Top 100 tem sete novas marcas: Lowe (76°), CVS (88°), Moutai (93°), Heineken (97°), AIA (98°), JD (99°) e Adobe (100°).
Com a soma de US$ 3,4 trilhões, o valor das marcas do Top 100 teve crescimento de 3%, em relação ao ano passado.
Top 10
Ranking 2016 | Marca | Valor da Marca 2016 (US$ bi) | Variação no valor da marca | Ranking 2015 |
1 | 229,198 | 32% | 2 | |
2 | Apple | 228,460 | -8% | 1 |
3 | Microsoft | 121,824 | 5% | 3 |
4 | AT&T | 107,387 | 20% | 6 |
5 | 102,551 | 44% | 12 | |
6 | Visa | 100,8 | 10% | 5 |
7 | Amazon | 98,988 | 59% | 14 |
8 | Verizon | 93,22 | 8% | 7 |
9 | McDonald’s | 88,654 | 9% | 9 |
10 | IBM | 86,206 | -8% | 4 |