Google é a marca global mais valiosa, segundo ranking BrandZ

Divulgação

O Google voltou à liderança do Top 100 do ranking BrandZ de marcas globais mais valiosas, com crescimento de 32% em relação ao ano passado e valor de US$ 229 bilhões. A Apple, que foi a líder no ano passado, ficou na segunda posição, com queda de 8% ante o ano anterior e valor de US$ 228 bilhões.

A lista foi divulgada nesta terça-feira (7), pelo WPP e pela Millward Brown.

Das dez mais (veja tabela abaixo), cinco são de tecnologia. Além dos dois primeiros colocados, a Microsoft, em terceiro lugar, com valor de US$ 122 bilhões; o Facebook, em quinto, com US$ 102 bilhões; e a IBM, em décimo, com US$ 86 bilhões.

Pela primeira vez, desde 2006, Marlboro e Coca-Cola ficaram fora do Top 10, desbancadas por Facebook e Amazon, estreantes na lista das dez mais.

O ranking BrandZ Top 100 tem sete novas marcas: Lowe (76°), CVS (88°), Moutai (93°), Heineken (97°), AIA (98°), JD (99°) e Adobe (100°).

Com a soma de US$ 3,4 trilhões, o valor das marcas do Top 100 teve crescimento de 3%, em relação ao ano passado.

Top 10

Ranking 2016 Marca Valor da Marca 2016 (US$ bi) Variação no valor da marca Ranking 2015
1 Google 229,198 32% 2
2 Apple 228,460 -8% 1
3 Microsoft 121,824 5% 3
4 AT&T 107,387 20% 6
5 Facebook 102,551 44% 12
6 Visa 100,8 10% 5
7 Amazon 98,988 59% 14
8 Verizon 93,22 8% 7
9 McDonald’s 88,654 9% 9
10 IBM 86,206 -8% 4