A Boo-box, empresa de tecnologia direcionada à publicidade nas mídias sociais, apresentou um levantamento sobre o conteúdo dos blogs no Brasil. O estudo contempla um ambiente de 20 mil blogs, revelando que o universo aborda diversos temas além de entretenimento (24%), tecnologia (20%) e educação (10%). O conteúdo foi analisado pela tecnologia Meaning Tool, oferecida pela argentina Popego – parceira da Boo-box em soluções para as redes sociais.

Segundo a pesquisa, durante o primeiro semestre de 2011, a pessoa mais citada na web foi Casey Heynes – mais conhecido como “Pequeno Zangief”, estudante australiano que ficou famoso após figurar em um vídeo reagindo a um ataque de bullying (veja aqui). Na segunda posição aparece o personagem Harry Potter e, em terceiro, Jesus Cristo.

Tratando-se de personalidades, o estudo destaca que os mais procurados são atores e atrizes (36%), seguidos de músicos (16%) e políticos (11%). A lista de nomes mais citados inclui Emma Watson, George Clooney, Justin Bieber, Paul McCartney, Ivete Sangalo, Fernando Haddad, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, entre outros.

Dividida entre temas, a blogosfera tem o humor e atualidades como o assunto mais abordado (67%). Na segunda posição, com apenas 6%, aparecem tópicos como carros, música e moda. O restante dos blogs brasileiros falam sobre temas como gastronomia, cinema, televisão, educação e conteúdo adulto. Na categoria esporte, mais da metade (55%) é direcionada ao futebol.

Google e Apple lideram

As marcas mais citadas no primeiro semestre de 2011 foram Google, Samsung e Apple respectivamente – que totalizam, juntas, 35%. Dos outros 65%, ganham destaque Adidas, Disney, Intel, Microsoft, Sony, Nokia, Amazon, Adobe, Blackberry e Motorola. No segmento de vestuário, a Nike lidera com 50% das menções, seguida por Puma (20%) e Adidas (17%). Já em relação a produtos, a Apple ganha maior evidência, com o iPhone no topo da lista  de menções (12%) e tendo ainda iPad (11%) e iPod (6%) com grande volume.

O estudo mensurou também as cidades mais citadas em blogs brasileiros. A do Rio de Janeiro foi a mais comentada, com 27% do total, seguida por Londres (8%) e Paris (6%).  Em relação aos destinos para viagem mais pesquisados pelos leitores, o turismo interno aparece fortalecido, com 36% das buscas tendo o Brasil como objetivo. Em seguida figuram Estados Unidos (11%) e Japão (7%).

Mais informações e infográficos baseados no estudo estão disponíveis no blog da Boo-box.