“Google Experts vai capacitar seis mil profissionais”

Diretor Rodrigo Rodrigues detalha as principais mudanças no programa de treinamento da plataforma

O Google vai repaginar seu programa de educação em MKT digital para o mercado, com foco em agências e anunciantes. Com isso, quer qualificar mais de seis mil profissionais nos país, por meio do Google Experts. Projetado para ser o principal programa de treinamento de soluções de publicidade digital do Google para agências e empresas, ele existe no Brasil desde 2017, oferecendo jornadas extensivas e avançadas de aprendizado sequencial, ministradas diretamente pelos especialistas de produto do Google.

Nesta entrevista, Rodrigo Rodrigues, diretor da operação Brasil de negócios para PMEs do Google, detalha as principais mudanças, que começaram a ser implementadas no dia 25 de abril.

Pilares
Ao todo, quase mil profissionais já foram capacitados nas edições passadas e, somente este ano, o programa espera treinar cerca de seis mil pessoas de todo o Brasil em uma jornada de oito meses de tópicos avançados de publicidade digital
em uma plataforma gamificada, onde os participantes contam com materiais exclusivos, podem testar seus conhecimentos e acumular pontos para trocar por recompensas. Além disso, as aulas serão guiadas pelos três principais pilares que moldam estratégias de crescimento em marketing digital: Construção de Marca, geração de leads e Vendas Online, com sessões dedicadas a ensinar a usar a IA das ferramentas do Google para obter melhores resultados e facilitar a operação de campanhas. Embalados no conceito criativo Você pronto para o show, toda a jornada técnica e demandante dos conteúdos avançados ganha dinamismo e diversão ao ser ambientalizada no universo musical. O Google convida os participantes a aprender por meio da música e a como dar um verdadeiro show em execução e atingir o seu “volume máximo” em resultados.

Rodrigo Rodrigues, diretor da operação Brasil de negócios para PMEs do Google (Fotos: Divulgação)

Maturidade digital
O programa abange um espectro de anunciantes e agências que hoje são atendidos diretamente pelas equipes de negócio do Google no Brasil, que foca principalmente empresas médias e grandes – as pequenas, em sua maioria, utilizam as plataformas do Google no modelo self-service. Cada empresa está percorrendo a própria jornada em relação à maturidade digital e, neste sentido, acreditamos que a capacitação é uma das formas como o Google pode contribuir para que anunciantes e agências se tornem mais eficientes e seus negócios mais sustentáveis no longo prazo.

Objetivo
Por meio do Google Experts queremos, somente em 2023, capacitar cerca de seis mil profissionais de todo o Brasil em uma jornada de oito meses. Até o momento, considerando as edições passadas desde 2017, que tinham um foco mais delimitado do que o atual, quase mil profissionais já foram capacitados pelo programa. Ele foi construído levando em conta os aprendizados de outras ações de capacitação do Google: entre 2020 e 2022, durante o período mais agudo da pandemia, treinamos mais de 20 mil profissionais por meio do Google Academy, colocando este programa entre os de maior sucesso do Google no mundo; somente em 2022, capacitamos mais de 13 mil pessoas pelo Skillshop e 1,4 mil por meio do YouTube Insiders.

Desafios
Os últimos anos exigiram uma drástica mudança na forma de as empresas fazerem seus negócios – principalmente quando olhamos para pequenas e médias empresas, que se viram obrigadas a aderir ao universo digital por questão de sobrevivência. Esses anos trouxeram um legado de mudança de comportamento do consumidor, cada vez mais maduro digitalmente, e consequentemente exige-se que as empresas acompanhem esse mesmo nível de maturidade. Uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) realizada em 2021 em parceria com o Google mostra que as empresas que buscam a maturidade digital conseguiram, em média, aumentar sua receita em 18%, reduzir seus custos em 29% e dobrar sua participação de mercado. No Brasil, temos observado que muitas empresas vêm investindo tempo e energia para se tornarem mais digitais, mas o desafio ainda é grande. Por isso o Google vem promovendo esta e outras iniciativas para ajudar as empresas a avançarem nessa jornada de maturidade como forma de torná-las mais eficientes e seus negócios mais sustentáveis no longo prazo.